Buscar

te estágio, a maioria das barganhas são feitas com Deus. R: Todas as afirmativas são corretas. 5) Um paciente com metástase cerebral, pulmonar e i...

te estágio, a maioria das barganhas são feitas com Deus. R: Todas as afirmativas são corretas.

5) Um paciente com metástase cerebral, pulmonar e intestinal, evoluiu para os ossos e a dor era "violenta". Foi internado na UTI e foram iniciadas medidas terapêuticas, tais como drogas vasoativas em alta dosagem, diálise (hemodiofiltração), ventilação mecânica. Após uma PCR foram iniciadas manobras de RCP sem êxito. No caso, a conduta adotada com esse paciente, sem possibilidades terapêuticas configura: R: Distanásia.
6) Leia as alternativas abaixo e em seguida marque a alternativa correta: I. Isolamento social, falta de amigos, não ser casado, não morar com uma outra pessoa, não ter filhos, não ser religioso aumentam o risco de suicídio. II. A distanásia involuntária o paciente é contra, mas mesmo assim ela acontece. III. Na mistanásia a pessoa recebe cuidados de forma digna, humana e respeitosa, é assistida de maneira mais natural possível na sua morte. IV. A eutanásia ativa é semelhante ao que acontece na Pena de Morte nos países onde esta é legalizada, aplica-se uma injeção venosa letal. V. No Brasil a eutanásia é considerada homicídio, com exceção da situação em que o doente é terminal, sem condições de terapia, onde ele poderá optar pela eutanásia passiva. R: Estão corretas apenas as alternativas I e IV;
7) Suicídio: Considerado como uma autoeliminação consciente, voluntária e intencional. Num sentido mais amplo, o O suicídio inclui processos autodestrutivos inconscientes, lentos e crônicos. (Levy, 1979). Suicídio é um ato voluntário pelo qual uma pessoa tem a intenção e provoca a sua própria morte. Pode ser realizado por atos (tiro ou envenenamento) ou por omissão (greve de fome). Em relação a história do suicidio marque V para a reposta correta e f para a resposta incorreta. R: Na Idade Média, a pessoa e sua vida pertenciam a Deus, e o suicida que não morria era castigado por ter tentado se apoderar da vida que não lhe pertencia.
8) Durante as várias fases da vida, vivenciamos as chamadas mortes simbólicas. Estas mortes são consideradas: R: Importantes para aceitação da realidade, além proporcionar uma melhor qualidade de vida para as pessoas.
9) Dizem as escrituras sagradas: "Para tudo há o seu tempo. Há tempo para nascer e tempo para morrer". A morte e a vida não são contrárias. São irmãs. A "reverência pela vida" exige que sejamos sábios para permitir que a morte chegue quando a vida deseja ir. Cheguei a sugerir uma nova especialidade médica, simétrica à obstetrícia: a "morienterapia", o cuidado com os que estão morrendo. A missão da morienterapia seria cuidar da vida que se prepara para partir. Cuidar para que ela seja mansa, sem dores e cercada de amigos, longe de UTIs. (Rubem Alves, publicado no jornal Folha de S.Paulo, Caderno Sinapse, de 12/10/03). O autor se refere a que tipo de morte. R: A Morte Domada: típica da época Medieval. A morte era esperada no leito, uma espécie de cerimônia pública organizada pelo próprio moribundo e sua família. Todos podiam entrar no quarto, parentes amigos, vizinhos e, inclusive as crianças. Os ritos de morte eram cumpridos com manifestações de tristeza e dor e o maior temor das pessoas era morrer repentinamente, anonimamente, sem as homenagens cabidas.
10) A discussão sobre a morte sempre esteve presente através da história, onde a interpretação da mesma varia de acordo com a evolução do povo na época, sendo assim a morte em que o homem sabia que ia morrer e até organizava um cerimonial e a racionalização do processo de perda acontecia em qual tipo de morte no decorrer da história, são descritas como morte do tipo: R: A morte domada e a morte de si mesmo;
11) A taxa mundial de suicídio, segundo dados da OMS(2000a), é estimada em torno de 16 por 100 mil habitantes, com variações conforme sexo, idade e país. Estima-se que as tentativas de suicídio sejam 20 vezes mais frequentes do que os suicídios consumados. Segundo dados epidemiológicos pode-se afirmar. R: A taxa de suicídio é maior entre os mais idosos. Tentativas em homens são quase sempre mais graves, mais brutais e mais bem sucedidas do que em mulheres. Isolamento social, falta de amigos, não ser casado (viúvo, solteiro ou separado), não morar com uma outra pessoa, não ter filhos, não ser religioso aumentam o risco de suicídio. O suicídio é maior entre os portadores de melancolia - 70% dos suicídios ocorrem em decorrência de uma fase depressiva.
12) De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a epidemiologia do suicídio inclui: I. A taxa de suicídios entre os alcoolistas é diminuída por um fator de 12 a 75 vezes. II. Doenças incapacitantes e potencialmente mortais tais como acidentes vasculares cerebrais, cânceres e AIDS podem levar ao estado de ideação suicida. III. As mulheres pensam em suicidar-se ou tentam fazê-lo com mais frequência do que os homens. IV. As tentativas de suicídio são sempre mais graves, mais brutais e mais bem sucedidas em mulheres do que em homens. R: Apenas II e III estão corretas.
13) No que diz respeito às mortes simbólicas é correto afirmar que: I) preparam o homem para vivenciar frustrações. II) quanto melhor for a capacidade do sujeito em lidar com a frustração mais saudável é a pessoa. III) quanto mais criativas forem as respostas para os problemas que a vida, mais saudável será a pessoa. IV) a vivência das mortes simbólicas prepara para a vivência da morte real, além de proporcionar melhor qualidade de vida. R: Não há afirmativas erradas.
14) O fato de estar preparado tecnicamente para atender o cliente grave, mas não estar preparado psicologicamente para lidar com a morte dele, pode levar o enfermeiro a prestar uma assistência autônoma e desumanizada. O primeiro passo para transformar a sua assistência em pessoal e humanizada é: R: Reconhecer o medo de lidar com aquela perda.
15) Segundo Pessini (2001): A modalidade de abreviação da vida definida como: "Ocorre quando, deliberadamente, suspende-se o tratamento de uma doença incurável que só prolongaria o sofrimento do paciente." essa é a definição de: R: Ortotanásia;
16) O movimento de trabalho autômato da enfermagem na assistência ao paciente terminal pode ser considerado como: R: Um mecanismo de defesa contra sentimentos tais como: medo, dor e sofrimento da morte.
17) Assim como o nascer, a morte faz parte do processo de vida do ser humano. Em relação à morte e ao processo de morrer, cada sociedade tem comportamentos, hábitos, crenças e atitudes, que oferecem aos indivíduos uma orientação de como devem se comportar, refletindo a cultura de cada região. Nesta perspectiva, escolha a assertiva errada quanto ao significado da morte para a sociedade oriental e ocidental. R: No Oriente, no início, o corpo era costurado em uma mortalha, depois passou a ser ocultado em um cercueil (caixão).
18) Para os Ocidentais o enfrentamento da morte : R: tem como reação à morte revela procedimentos de ocultamento, vergonha, raiva, temor.
19) São características próprias da pessoa com ideação suicida: R: Ambivalência, impulsividade e constrição (é tudo ou nada).
20) O paciente terminal é aquele em que todos os esforços diagnósticos e terapêuticos foram realizados e não houve resposta favorável. É nesta realidade que surgem os cuidados paliativos como opção digna e ética para estes pacientes sem possibilidades terapêuticas. Considerando os paradigmas dos cuidados paliativos, analise os itens: I. Os cuidados paliativos aumentam a qualidade de vida de pacientes que enfrentam uma doença terminal e seus familiares, por meio da prevenção e alívio do sofrimento. II. Os limites do curar são mais amplos que o do cuidar. III. Dar suporte psicológico, social e o espiritual ao doente terminal e seus familiares não se constitui cuidado paliativo. IV. Para o paciente terminal, o cuidado de enfermagem abrange uma visão humanística que considera não somente a dimensão física, mas também as preocupações psicológicas, espirituais e sociais do paciente. Leia as alternativas acima e escolha a opção correta: R: Os itens I e IV estão corretos.

Essa pergunta também está no material:

35824760 QUESTES  DE TANATOLOGIA
6 pág.

Tanatologia Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Obrigado por compartilhar essas informações. No entanto, não há uma pergunta clara em seu texto. Se você tiver alguma dúvida específica, por favor, sinta-se à vontade para fazer uma pergunta mais direta e objetiva. Estou aqui para ajudá-lo.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais