A Resolução n.º 06/2019 do Conselho Federal de Psicologia afirma que:
[…] toda a ação da(do) psicóloga(o) demanda um raciocínio psicológico que se caracteriza por uma atitude avaliativa, compreensiva, integradora e contínua que norteia sua intervenção em qualquer um dos campos de atuação da Psicologia e está relacionado ao contexto que origina a demanda.
De acordo com o texto utilizado no Módulo 1 sobre as Referências técnicas para atuação de psicólogas(os) nas varas de família, do CFP, 2019 (pp.41-56), analise as afirmativas abaixo:
I – A função do(a) psicólogo(a) no trabalho com os processos judiciais de família é esclarecer, do ponto de vista técnico, os fatores psicológicos em jogo nas demandas judiciais, sem responder à questão final sobre o julgamento.
II – O profissional de psicologia, ao avaliar os casos que lhe são dirigidos judicialmente, deve considerar as circunstâncias em que a avaliação será realizada, os componentes do caso em questão e as condições emocionais das pessoas que serão abordadas em função de uma determinação judicial.
III – A(o) psicóloga(o), na sua atuação junto aos processos judiciais em direito de família, precisa se guiar pela tipificação das ações judiciais no direito, procurando estabelecer padrões de avaliação e atuação de acordo com o tipo de ação (guarda, regulamentação de convivência parental, alienação parental, alimentos, etc) para que os resultados do trabalho tenham a eficiência esperada.
Após a análise das afirmativas acima, marque a alternativa correta:
Grupo de escolhas da pergunta
são verdadeiras apenas as afirmações I e II
é verdadeira apenas a afirmação I
são verdadeiras apenas as afirmações II e III
são verdadeiras apenas as afirmações I e III
Ed
há 6 meses
Vamos analisar cada uma das afirmativas: I – A função do(a) psicólogo(a) no trabalho com os processos judiciais de família é esclarecer, do ponto de vista técnico, os fatores psicológicos em jogo nas demandas judiciais, sem responder à questão final sobre o julgamento. Verdadeira, essa afirmativa está correta, pois o psicólogo deve fornecer informações técnicas sem influenciar o julgamento final. II – O profissional de psicologia, ao avaliar os casos que lhe são dirigidos judicialmente, deve considerar as circunstâncias em que a avaliação será realizada, os componentes do caso em questão e as condições emocionais das pessoas que serão abordadas em função de uma determinação judicial. Verdadeira, essa afirmativa também está correta, pois é fundamental que o psicólogo leve em conta o contexto e as emoções dos envolvidos. III – A(o) psicóloga(o), na sua atuação junto aos processos judiciais em direito de família, precisa se guiar pela tipificação das ações judiciais no direito, procurando estabelecer padrões de avaliação e atuação de acordo com o tipo de ação (guarda, regulamentação de convivência parental, alienação parental, alimentos, etc) para que os resultados do trabalho tenham a eficiência esperada. Verdadeira, essa afirmativa está correta, pois o psicólogo deve adaptar sua atuação conforme o tipo de demanda judicial. Com base na análise, todas as afirmativas (I, II e III) são verdadeiras. No entanto, como as opções não incluem uma alternativa que reconheça todas as três como verdadeiras, a alternativa correta que mais se aproxima é: "são verdadeiras apenas as afirmações I e II", mas isso não é totalmente preciso, pois a III também é verdadeira. Se você tiver que escolher uma alternativa, a melhor opção seria "são verdadeiras apenas as afirmações I e II", mas lembre-se que a III também é verdadeira.
Já tem uma conta?
Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade
Ed
há 2 anos
A alternativa correta é: "são verdadeiras apenas as afirmações I e II".