Buscar

Leia o texto abaixo: Historicamente, a memória principal sempre foi vista como um recurso escasso caro. Uma das maiores preocupações dos projetista...

Leia o texto abaixo:
Historicamente, a memória principal sempre foi vista como um recurso escasso caro. Uma das maiores preocupações dos projetistas foi desenvolver sistemas operacionais que não ocupassem muito espaço de memória e, ao mesmo tempo, otimizassem a utilização dos recursos computacionais. A gerência de memória deve tentar manter na memória principal o maior número de processos residentes, permitindo maximizar o compartilhamento do processador e demais recursos computacionais. Para que o sistema principal consiga fazer corretamente o gerenciamento de memória, foram criadas algumas estratégias. Você é responsável pelo planejamento de um sistema, e precisa escolher uma estratégia que promova a melhor alocação. Análise as técnicas abaixo:
I. Best Fit: estratégia conhecida promover a melhor alocação.
II. Worst Fit: estratégia dinâmica que faz sempre as melhores escolhas para a alocação.
III. First fit: por encontrar o primeiro lugar para a alocação, é a mais eficiente.
Na sua opinião, qual das técnicas gerarão melhor resultado para a alocação:

II, apenas
�pida, uma quantidade de memória principal (RAM) e uma quantidade muito grande de memória de armazenamento em disco (HD), considerada lenta. O problema básico para o gerenciamento de memória é que os programas atuais são muito grandes para rodarem, completamente, na memória cache. O gerenciador de memória deve ser capaz de controlar parte da memória que está em uso (e quais não estão), alocar memória para processos quando eles necessitam e desalocar quando eles terminam e, principalmente, gerenciar a troca entre a memória principal e o disco, quando a memória principal é muito pequena para armazenar todos os processos.
Existem dois tipos de memória principal: a memória lógica e a memória física. A memória lógica é aquela manipulada pelos programas, ela é visível para os programas; sempre que um programa necessita alocar um espaço na memória esse espaço é alocado em memória lógica. A memória física é a memória implementada pelos circuitos integrados é nela que os espaços alocados em memória lógica vão realmente residir, portanto a memória física tem tamanho menor que a memória lógica, geralmente. Para isso é necessário realizar uma tradução de endereços lógicos para endereços físicos, pois assim um programa que aloca uma memória lógica possa ter de fato uma memória física alocada para si. Esse processo de tradução de endereços lógicos em endereços físicos é realizado por uma unidade de gerência de memória chamada MMU (Memory Management Unit).
(Fonte: Disponível em: https://pt.wikibooks.org/wiki/Sistemas_operacionais/Ger%C3%AAncia_de_mem%C3%B3ria. Acesso em 28 de nov de 2019)
Foram desenvolvidas técnicas para o gerenciamento de memória, uma dessas técnicas é a alocação particionada estática. Compare as afirmacoes abaixo:
I. Alocação particionada estática consiste em dividir a memória em partes menores para facilitar o gerenciamento, essas partes são normalmente chamadas de partições
II. Alocação Particionada estática tem como meta fazer o programa utilizar de forma livre qualquer espaço na memória que esteja disponível, criando sua própria partição
III. Alocação particionada é uma técnica que tem como meta aumentar o desempenho da memória e facilitar o gerenciamento
É correto o que se afirma em:
I, apenas
III apenas
I e III apenas
I e II apenas
II apenas

Essa pergunta também está no material:

Sistemas Operacionais Questionários Atividade Objetiva 3
8 pág.

Sistemas Operacioanais Faculdade das AméricasFaculdade das Américas

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A resposta correta é: I, apenas. A alocação particionada estática consiste em dividir a memória em partes menores para facilitar o gerenciamento, essas partes são normalmente chamadas de partições. As partições são alocadas estaticamente, ou seja, cada processo é alocado em uma partição fixa. Essa técnica não tem como meta fazer o programa utilizar de forma livre qualquer espaço na memória que esteja disponível, criando sua própria partição, nem aumentar o desempenho da memória e facilitar o gerenciamento.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais