Buscar

Micro-organismos endofíticos, que formam associações benéficas com as plantas, podem ser utilizados no controle biológico para combater os patógeno...

Micro-organismos endofíticos, que formam associações benéficas com as plantas, podem ser utilizados no controle biológico para combater os patógenos de plantas, como fungos, bactérias e outras pragas de importância agronômica. Sobre essa ação executada pelos micro-organismos que atuam como agentes de controle biológico, avalie as asserções a seguir e a relação entre elas.
I. O agente de controle pode agir diretamente sobre o patógeno, no interior da planta hospedeira.
PORQUE
II. Ambos são encontrados no mesmo nicho ecológico e competem por nutrientes, ou estabelecem uma relação antagônica, onde há competição por espaço ou produção de substâncias que são tóxicas para o patógeno.
As asserções I e II são verdadeiras e a II justifica a I.
A asserção I é falsa, e a II, verdadeira.
As asserções I e II são verdadeiras e a II justifica a I. Correto!Correto!
As asserções I e II são falsas.
A asserção II é falsa, e a I, verdadeira.
As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não justifica a I.

Essa pergunta também está no material:

PRV - Prova_ 2023D - Microbiologia Ambiental (65358) - Eng
11 pág.

Microbiologia Ambiental Faculdade Católica PaulistaFaculdade Católica Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: "As asserções I e II são verdadeiras e a II justifica a I." Explicação: Os micro-organismos endofíticos são capazes de formar associações benéficas com as plantas, podendo ser utilizados no controle biológico para combater patógenos de plantas, como fungos, bactérias e outras pragas de importância agronômica. A asserção I é verdadeira, pois o agente de controle pode agir diretamente sobre o patógeno, no interior da planta hospedeira. Já a asserção II também é verdadeira, pois ambos os micro-organismos e patógenos são encontrados no mesmo nicho ecológico e competem por nutrientes, ou estabelecem uma relação antagônica, onde há competição por espaço ou produção de substâncias que são tóxicas para o patógeno. Assim, a asserção II justifica a I, pois a competição entre os micro-organismos endofíticos e os patógenos pode levar à inibição ou eliminação dos patógenos, o que contribui para o controle biológico de pragas de plantas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais