Buscar

A compactação do solo é um processo que envolve a redução do volume dos vazios entre as partículas do solo, aumentando a densidade e a resistência ...

A compactação do solo é um processo que envolve a redução do volume dos vazios entre as partículas do solo, aumentando a densidade e a resistência do solo. Sobre a compactação do solo, analise as afirmacoes a seguir:

I. A compactação do solo é sempre benéfica para as culturas agrícolas, pois aumenta a capacidade de suporte do solo, tornando-o mais estável.
II. A compactação excessiva do solo pode resultar em uma diminuição da porosidade, prejudicando a infiltração de água e aeração do solo, o que pode afetar negativamente o desenvolvimento das plantas.
III. A compactação do solo é um processo irreversível, uma vez que as partículas do solo são permanentemente pressionadas juntas.
IV. A compactação do solo aumenta a permeabilidade do solo, permitindo que a água e os nutrientes alcancem facilmente as raízes das plantas.

Assinale a alternativa correta:

Apenas a afirmação II está correta.
Apenas as afirmações I e II estão corretas.
Apenas as afirmativas I, II e V estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

PRV - Prova_ 2024A - Recuperação de Áreas Degradadas (67547) - Eng Ambiental e Sanitária
11 pág.

Recuperação de Áreas Degradadas Faculdade Católica PaulistaFaculdade Católica Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: "Apenas a afirmação II está correta". Explicação: I. A compactação do solo nem sempre é benéfica para as culturas agrícolas, pois pode dificultar a infiltração de água e aeração do solo, o que pode afetar negativamente o desenvolvimento das plantas. II. A compactação excessiva do solo pode resultar em uma diminuição da porosidade, prejudicando a infiltração de água e aeração do solo, o que pode afetar negativamente o desenvolvimento das plantas. Essa afirmação está correta. III. A compactação do solo não é um processo irreversível, pois é possível realizar técnicas de descompactação do solo. IV. A compactação do solo não aumenta a permeabilidade do solo, pelo contrário, pode dificultar a infiltração de água e nutrientes. Portanto, apenas a afirmação II está correta.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais