Buscar

As fundações de determinada obra serão executadas em sapatas apoiadas numa cota de assentamento que se encontra abaixo do nível freático, cujo solo...

As fundações de determinada obra serão executadas em sapatas apoiadas numa cota de assentamento que se encontra abaixo do nível freático, cujo solo é uma areia compacta. Para a execução, estuda-se o rebaixamento do lençol freático. Existem várias edificações no entorno da obra apoiadas em fundações superficiais. Considerando a situação apresentada, avalie as afirmacoes a seguir.
I. A execução do rebaixamento do lençol freático tem como consequência o aumento das tensões efetivas no solo.
II. O engenheiro deve avaliar o impacto do rebaixamento do lençol freático pela consequência técnica nos solos das edificações vizinhas.
III. Para execução de uma fundação em solos arenosos com rebaixamento do lençol freático, podem-se utilizar ponteiras filtrantes.
A) Somente a afirmativa II está correta.
B) Todas as afirmativas estão corretas.
C) Somente as afirmativas I e III estão corretas.
D) Somente as afirmativas I e II estão corretas.
E) Somente as afirmativas II e III estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

Avaliação Regular - Fundações e Obras de Terra
4 pág.

Engenharia Civil Grau TécnicoGrau Técnico

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D) Somente as afirmativas I e II estão corretas. Justificativa: I. A execução do rebaixamento do lençol freático tem como consequência o aumento das tensões efetivas no solo. Isso ocorre porque o rebaixamento do lençol freático diminui a pressão da água no solo, aumentando a tensão efetiva. II. O engenheiro deve avaliar o impacto do rebaixamento do lençol freático pela consequência técnica nos solos das edificações vizinhas. É importante avaliar o impacto do rebaixamento do lençol freático nas edificações vizinhas, pois pode haver recalques diferenciais e danos às fundações superficiais. III. Para execução de uma fundação em solos arenosos com rebaixamento do lençol freático, podem-se utilizar ponteiras filtrantes. As ponteiras filtrantes são uma opção para evitar o arraste de finos e a perda de resistência do solo durante o rebaixamento do lençol freático. Portanto, as afirmativas I e II estão corretas, enquanto a afirmativa III não é verdadeira.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais