Buscar

O Brasil é um país com inúmeras danças e manifestações culturais. Juntamente com essas manifestações artísticas, há a história, a localização, as c...

O Brasil é um país com inúmeras danças e manifestações culturais. Juntamente com essas manifestações artísticas, há a história, a localização, as crenças, as tradições, os costumes, movimentos corporais e pensamentos sociais de um povo de determinada região.

As danças folclóricas brasileiras possuem muitas possibilidades de apresentação, contextualização e experiências corporais.

Trabalhar as tradições culturais por meio das danças folclóricas promove aos estudantes vivências de diferentes e desconhecidas expressões artísticas e corporais. Sabendo disso, veja esta situação:

​​​​​​​Crie um projeto interdisciplinar, seguindo as orientações da direção da escola, que proporcione aos alunos a compreensão de que a dança vai muito além de uma prática artística e corporal em seus diferentes contextos e que as danças folclóricas constituem um fenômeno social.

💡 1 Resposta

User badge image

Bruno Carvalho

Entre outras possibilidades, o professor pode propor um projeto de Semana Cultural na escola, envolvendo várias turmas e disciplinas. Assim, os estudantes terão a oportunidade de compreender de modo abrangente sobre as danças e festas populares, bem como toda a sua conjuntura, contextualizando sobre sua influência social e cultural. O projeto pode, por exemplo, ser sobre uma festa popular, como a de Parintins.


A Semana Cultural do projeto pode ter como objetivo a vivência de uma das danças e festas populares, de forma a proporcionar o reconhecimento de uma cultura popular e sua diversidade de ritmos, conhecer as danças da cultura de Manaus e sua história e reconhecer a dança como meio de expressar as relações sociais.


Para tal objetivo, pode-se abordar o tema em diferentes disciplinas:


História: história dos bois e do surgimento da festa.


Geografia: localização, fauna e flora de Manaus.


Artes visuais: acessórios e linguagens artísicas presentes na manifestação cultural.


Português: literatura sobre o tema.


O final da Semana Cultural pode contar com apresentações que servirão para envolver todo o processo investigativo e produtivo abordado durante as aulas acerca dos contextos que envolvem as danças e festas folclóricas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais