Logo Passei Direto
Buscar
Os tensoativos são componentes de cremes e loções cujas moléculas permitem que sejam utilizados como conciliadores de fases que são imiscíveis, uma fase aquosa e outra fase oleosa. Em relação aos tensoativos, assinale a alternativa correta. A. Os tensoativos auxiliam no aumento da tensão superficial existente entre as fases aquosa e oleosa. B. A solubilidade em água de um tensoativo é dada pela existência de cargas na sua parte apolar. C. Se um tensoativo apresenta carga positiva na sua região polar, ele é classificado como aniônico. D. Se um tensoativo apresenta carga negativa na sua região polar, ele é classificado como catiônico. E. Os tensoativos catiônicos são incompatíveis com tensoativos aniônicos na mesma formulação cosmética.
User badge image
Me ajuda Senhor

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas sobre tensoativos: A. Os tensoativos auxiliam no aumento da tensão superficial existente entre as fases aquosa e oleosa. - Incorreto. Os tensoativos diminuem a tensão superficial entre as fases, facilitando a emulsificação. B. A solubilidade em água de um tensoativo é dada pela existência de cargas na sua parte apolar. - Incorreto. A solubilidade em água é geralmente relacionada à parte polar do tensoativo, não à parte apolar. C. Se um tensoativo apresenta carga positiva na sua região polar, ele é classificado como aniônico. - Incorreto. Tensoativos com carga positiva na parte polar são classificados como catiônicos. D. Se um tensoativo apresenta carga negativa na sua região polar, ele é classificado como catiônico. - Incorreto. Tensoativos com carga negativa na parte polar são classificados como aniônicos. E. Os tensoativos catiônicos são incompatíveis com tensoativos aniônicos na mesma formulação cosmética. - Correto. Tensoativos catiônicos e aniônicos tendem a se neutralizar e, portanto, são incompatíveis em formulações. Portanto, a alternativa correta é: E. Os tensoativos catiônicos são incompatíveis com tensoativos aniônicos na mesma formulação cosmética.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra B. A solubilidade em água de um tensoativo é dada pela existência de cargas na sua parte apolar.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina