Buscar

Theresa Marie Schindler-Schiavo (Terri), de 41 anos, teve seu caso de eutanásia relatado em 1990. De acordo com o Código de Ética Médica, no tocant...

Theresa Marie Schindler-Schiavo (Terri), de 41 anos, teve seu caso de eutanásia relatado em 1990. De acordo com o Código de Ética Médica, no tocante à eutanásia e à suspensão da medida terapêutica, é correto afirmar que:
A) Nos casos de doença incurável e terminal, cabe ao médico abreviar a vida do paciente, mesmo sem o pedido deste ou de seu representante legal.
B) É opção do médico obter consentimento do paciente ou de seu representante legal sobre o procedimento, assim como é opcional ao médico esclarecer todas as dúvidas que houver sobre os procedimentos a serem realizados ao paciente.
C) A eutanásia, prática pela qual se abrevia a vida de um enfermo incurável, pelo novo código, vigente a partir de 2010, não é mais considerada crime, e, na impossibilidade de cura, os cuidados paliativos oferecidos ao paciente não podem ultrapassar o período de 1 ano para a redução dos gastos públicos com saúde.
D) É vedado ao médico participar do processo de diagnóstico de morte ou da decisão de suspender meios artificiais para prolongar a vida.
E) A principal mudança no Código de Ética Médica, a partir de 2010, ocorreu na relação entre médico e paciente, que passou a ser mais paternalista.
Resposta correta: alternativa D.

Essa pergunta também está no material:

Dilemas Atuais em Bioética
38 pág.

Estética Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A resposta correta é a alternativa D: "É vedado ao médico participar do processo de diagnóstico de morte ou da decisão de suspender meios artificiais para prolongar a vida". O Código de Ética Médica proíbe o médico de participar do processo de diagnóstico de morte ou da decisão de suspender meios artificiais para prolongar a vida, exceto nos casos em que haja autorização expressa do paciente ou de seu representante legal. A eutanásia é considerada crime no Brasil e não é permitida pela legislação brasileira.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais