Buscar

O produto interno bruto (PIB) do agronegócio brasileiro tem importante participação no PIB nacional. Considerando que o agronegócio abarca os dife...


O produto interno bruto (PIB) do agronegócio brasileiro tem importante participação no PIB nacional. Considerando que o agronegócio abarca os diferentes elos da cadeia produtiva, é importante verificar que cada um desses elos tem a sua participação específica, porém fundamental para a cadeia. Apesar de cada um desses setores ser fundamental para o sucesso do agronegócio, a diferença no quanto cada um contribui com o PIB do setor varia bastante, sendo o setor antes da porteira o de menor contribuição, seguido do dentro da porteira e das agroindústrias; o de maior contribuição é o de serviços.

Com base nisso, analise as assertivas a seguir:

I. O setor antes da porteira, caracterizado pelos insumos para produção, tem pouca contribuição com o PIB do agronegócio, pois é o de menor importância.

II. A maior contribuição do setor de comercialização e serviços, considerados como depois da porteira, se dá pelo maior valor agregado dos produtos.

III. O dentro da porteira é o setor primário do agronegócio, porém contribui menos do que o de serviços, pois vende a matéria-prima, que tem menor valor agregado.

IV. A agroindústria tem alto potencial de aumentar seu faturamento e sua contribuição ao PIB, necessitando de investimentos e incentivos para que seja modernizada, pois ainda há muita informalidade.

Assinale a alternativa correta:



💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B) II e III estão corretas. Justificativa: - A assertiva I está incorreta, pois o setor antes da porteira é fundamental para a produção e, portanto, tem importância significativa no PIB do agronegócio. - A assertiva II está correta, pois o setor de comercialização e serviços agrega valor aos produtos e, portanto, tem grande contribuição para o PIB do agronegócio. - A assertiva III está correta, pois o setor dentro da porteira vende a matéria-prima, que tem menor valor agregado, e, portanto, contribui menos para o PIB do agronegócio do que o setor de serviços. - A assertiva IV está correta, pois a agroindústria tem alto potencial de aumentar sua contribuição para o PIB do agronegócio, mas ainda enfrenta desafios como a informalidade e a necessidade de modernização.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais