Buscar

Com base na percepção da evolução histórica dos paradigmas de Estado, assinale a alternativa que apresente o papel do Estado nos paradigmas liberal...

Com base na percepção da evolução histórica dos paradigmas de Estado, assinale a alternativa que apresente o papel do Estado nos paradigmas liberal, social e democrático, respectivamente.
Ao longo da história, o Estado experimentou uma evolução marcada pela transformação de suas estruturas jurídicas, que se adaptaram às funções e objetivos de cada época. Esse processo culminou na criação de três paradigmas de Estado distintos: o Liberal, o Social e o Democrático de Direito.
Cada um desses paradigmas, segundo Habermas (1997), pode ser compreendido como uma visão compartilhada pela sociedade sobre o papel do direito e do Estado em um determinado período histórico. Essas visões moldaram as práticas políticas e jurídicas da época.
Limitar o poder político; combater as desigualdades sociais; assegurar a participação dos cidadãos nas decisões que lhe afetam.
Combater as desigualdades sociais; limitar o poder político; assegurar cidadania.
Promover o bem-estar social; limitar o poder político; assegurar os direitos sociais.
Assegurar a participação política dos cidadãos nas decisões que lhe afetam; promover o bem-estar; limitar o poder do Estado.

Essa pergunta também está no material:

Colaborar - Av1 - Direito Público - A
3 pág.

Direito Público Humanas / SociaisHumanas / Sociais

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: - No paradigma liberal, o papel do Estado é limitar o poder político; - No paradigma social, o papel do Estado é combater as desigualdades sociais; - No paradigma democrático, o papel do Estado é assegurar a participação dos cidadãos nas decisões que lhe afetam.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais