Buscar

8. A política nasceu com a formação do Estado, com a imposição de uma ordem assimétrica, baseada em leis e no seu uso coercitivo, assegurando privi...

8. A política nasceu com a formação do Estado, com a imposição de uma ordem assimétrica, baseada em leis e no seu uso coercitivo, assegurando privilégios a uns poucos e muito trabalho para a imensa maioria dos habitantes de um dado território ou de uma cidade" [...]. Não obstante, Estado com letra maiúscula, é gênero, representando o tipo de organização política com poderes para se relacionar, no plano internacional, como soberano, e no plano interno, como entidade superiora e somatório das vontades dos habitantes do seu território, com competência para fazer lei e impor sua execução" (COSTA, 2012, p. 4). Sobre o Estado, analise as sentenças a seguir: I- O uso do poder coercitivo não é legítimo quando está nas mãos do Estado, pois corresponde ao poder de cada cidadão. II- O Estado estabelece relações para além do seu território, estendendo o poder de soberania em relações externas. III- O poder do Estado é exercido de forma igualitária em relação a todos os habitantes de um território. IV- O Estado, no plano interno, representa o somatório das vontades dos habitantes de um território. Assinale a alternativa CORRETA:

A. I- O uso do poder coercitivo não é legítimo quando está nas mãos do Estado, pois corresponde ao poder de cada cidadão. II- O Estado estabelece relações para além do seu território, estendendo o poder de soberania em relações externas. III- O poder do Estado é exercido de forma igualitária em relação a todos os habitantes de um território. IV- O Estado, no plano interno, representa o somatório das vontades dos habitantes de um território.

Essa pergunta também está no material:

Conceitos Fundamentais da Ciência Política
5 pág.

Ciência Política I Centro Universitário Leonardo da VinciCentro Universitário Leonardo da Vinci

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B: "II- O Estado estabelece relações para além do seu território, estendendo o poder de soberania em relações externas. III- O poder do Estado é exercido de forma igualitária em relação a todos os habitantes de um território. IV- O Estado, no plano interno, representa o somatório das vontades dos habitantes de um território." A sentença I está incorreta, pois o poder coercitivo é legítimo quando está nas mãos do Estado, que é responsável por garantir a ordem e a segurança da sociedade.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais