Buscar

Um produtor rural quer implantar o sistema de irrigação por sulcos na propriedade na qual cultiva milho. Ele já realizou as análises iniciais e sab...

Um produtor rural quer implantar o sistema de irrigação por sulcos na propriedade na qual cultiva milho. Ele já realizou as análises iniciais e sabe que a declividade do terreno é de 0,4%, a capacidade de campo é de 29%, o ponto de murcha é de 16% e a densidade aparente é de 1,32g/cm3.

Sabendo que a profundidade do sistema radicular do milho é de 50cm e que o recomendado para a área é usar somente 70% da água disponível total entre as irrigações sucessivas, como você orientaria esse produtor com relação à vazão máxima não erosiva que pode ser utilizada e à necessidade de irrigação?

A. 

A vazão máxima não erosiva é de 1,25L/s, e a irrigação necessária de 72mm.

B. 

A vazão máxima não erosiva é de 0,97L/s, e a irrigação necessária de 60mm.

C. 

A vazão máxima não erosiva é de 1,57L/s, e a irrigação necessária de 60mm.

D. 

A vazão máxima não erosiva é de 1,85L/s, e a irrigação necessária de 72mm.

E. 

A vazão máxima não erosiva é de 1L/s e a irrigação necessária de 60mm.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Para orientar o produtor rural com relação à vazão máxima não erosiva que pode ser utilizada e à necessidade de irrigação, é necessário realizar alguns cálculos. Primeiramente, é preciso calcular a água disponível total no solo, que é a diferença entre a capacidade de campo e o ponto de murcha: Água disponível total = Capacidade de campo - Ponto de murcha Água disponível total = 29% - 16% Água disponível total = 13% Em seguida, é preciso calcular a água disponível para a cultura do milho, considerando que o sistema radicular do milho tem profundidade de 50cm e que se deve usar somente 70% da água disponível total entre as irrigações sucessivas: Água disponível para a cultura = 70% x 50cm x 13% Água disponível para a cultura = 4,55cm Agora, é possível calcular a necessidade de irrigação: Necessidade de irrigação = 4,55cm Por fim, é preciso calcular a vazão máxima não erosiva que pode ser utilizada. Para isso, é necessário considerar a densidade aparente do solo, a declividade do terreno e a necessidade de irrigação: Vazão máxima não erosiva = (Necessidade de irrigação x 10 x 1000) / (60 x Densidade aparente x Declividade) Vazão máxima não erosiva = (4,55 x 10 x 1000) / (60 x 1,32 x 0,4%) Vazão máxima não erosiva = 0,97 L/s Portanto, a alternativa correta é a letra B: "A vazão máxima não erosiva é de 0,97L/s, e a irrigação necessária de 60mm."

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais