Buscar

Sigmund Freud, ao longo de sua obra, desenvolveu uma teoria da personalidade, a partir dos elementos teóricos concebidos pela psicanálise. Sobre a...

Sigmund Freud, ao longo de sua obra, desenvolveu uma teoria da personalidade, a partir dos elementos teóricos concebidos pela psicanálise.


Sobre a teoria psicanalítica da personalidade, considere as afirmações abaixo:

 

I. Os instintos são a suprema causa de toda atividade humana.


II. A personalidade é formada principalmente a partir da personalidade dos pais.


III. A teoria psicanalítica é uma teoria ambientalista, ou seja, é apenas a partir do ambiente que a personalidade é formada.


IV. A cultura, a educação, a família, a classe social, etc. são estruturantes na formação de nossa personalidade.


V. Para Freud, a sensibilidade dos pais em atender aos desejos e às necessidades da criança, assim como a firmeza com que precisam ter ao colocar normas e regras sociais, vão constituir o alicerce para a personalidade do indivíduo.

 

É correto o que se afirma em

A) 

I, II e IV, apenas.

B) 

I, III e V, apenas.

C) 

II, III, IV e V, apenas. 

D) 

III, IV e V, apenas.

E) 

I, IV e V, apenas.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra E) I, IV e V, apenas. Explicação: I. Os instintos são a suprema causa de toda atividade humana. - Essa afirmação está incorreta, pois a teoria psicanalítica de Freud não considera que os instintos são a suprema causa de toda atividade humana. II. A personalidade é formada principalmente a partir da personalidade dos pais. - Essa afirmação está incorreta, pois a teoria psicanalítica de Freud considera que a personalidade é formada a partir de diversos fatores, como a cultura, a educação, a família, a classe social, entre outros. III. A teoria psicanalítica é uma teoria ambientalista, ou seja, é apenas a partir do ambiente que a personalidade é formada. - Essa afirmação está incorreta, pois a teoria psicanalítica de Freud considera que a personalidade é formada a partir de diversos fatores, como os instintos, a cultura, a educação, a família, a classe social, entre outros. IV. A cultura, a educação, a família, a classe social, etc. são estruturantes na formação de nossa personalidade. - Essa afirmação está correta, pois a teoria psicanalítica de Freud considera que a personalidade é formada a partir de diversos fatores, como a cultura, a educação, a família, a classe social, entre outros. V. Para Freud, a sensibilidade dos pais em atender aos desejos e às necessidades da criança, assim como a firmeza com que precisam ter ao colocar normas e regras sociais, vão constituir o alicerce para a personalidade do indivíduo. - Essa afirmação está correta, pois a teoria psicanalítica de Freud considera que a forma como os pais lidam com as necessidades e desejos da criança pode influenciar na formação da personalidade do indivíduo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais