Logo Passei Direto
Buscar

Automação Industrial

Colégio Objetivo
Os sistemas de supervisão são importantes exemplos dentro da automação industrial, como é o caso dos sistemas SCADA, para o controle supervisório e a aquisição dos dados. Além disso, sabe-se que estes sistemas podem ser implementados pelo uso de um computador. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre outros tipos de sistemas de automação e exemplos práticos na indústria, pode-se afirmar que:
o controlador PID está presente no controle distribuído de maior parte das plantas de celulose no Brasil.
o controle de processos é implementado, na maior parte dos casos, pela supervisão dos sistemas com computador.
à combinação prática de um sistema SCADA com um sistema de controle distribuído se dá o nome de célula de automação.
em um sistema de controle distribuído normalmente são usados um sensor de temperatura e uma válvula de controle.
o controle distribuído é implementado, na prática, tanto para a análise de processos em batelada quanto para o controle de processos contínuos, além do uso da malha de controle por ponto de ajuste.
User badge image
Estudando com Questões

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Considerando as informações apresentadas, pode-se afirmar que a alternativa correta é: O controle de processos é implementado, na maior parte dos casos, pela supervisão dos sistemas com computador.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Afirmativas sobre sistemas de automação e inovação tecnológica.
I. A proposição I está correta, pois a automatização vem da palavra fazer de modo automático, ou seja, executar tarefas com o mínimo de intervenção humana. A proposição II está correta, e é uma justificativa da primeira, pois os sistemas de produção automatizados recebem essa denominação devido ao fato de reduzirem as atividades humanas e deixarem que as máquinas realizem tais tarefas, aprendendo até mesmo, com seus próprios resultados.
II. A afirmativa I é verdadeira, pois, através das inovações, as empresas mantêm seus antigos clientes, atraem novos e ainda têm um desenvolvimento sustentável, com menos desperdícios, menos poluição, etc. A afirmativa II é verdadeira, pois a automação dos meios de produção é uma inovação necessária para as empresas, pois, além de automatizar os processos, diminui desperdícios, e aumenta a produtividade. A afirmativa III é falsa, pois o aumento do número de desemprego não diz respeito à automação, visto que as empresas podem não precisar de mão de obra braçal, mas precisarão de funcionários capacitados para manusearem a nova tecnologia implantada. A afirmativa IV é verdadeira, pois a implantação de novas tecnologias faz com que clientes exigentes não precisem buscar a concorrência, além de permitir a produção de melhores produtos e com custo-benefício aceitável.
III. De acordo com o processo de criação de um projeto básico de um sistema de controle, as etapas de desenvolvimento seguem a seguinte sequência: Estabelecer a finalidade do sistema que será desenvolvido, definindo o que se espera controlar e o que se espera obter de resultado (1), etapa que definirá o projeto, suas funções e resultados esperados; identificar as variáveis do sistema (2), ou seja, verificar quais serão as entradas, valores que poderão ser alterados para melhor resultado do sistema; definir o sensor que será utilizado (3), levando em consideração os resultados esperados e as variáveis que serão utilizadas; identificar e definir dois elementos essenciais do sistema: o atuador, que atua sobre as variáveis anteriormente definidas, e controlador, que controla as operações (4); e, por fim, ajustar os parâmetros para obter o resultado esperado.
IV. Com o passar do tempo, houve uma demanda por parte do mercado global, de maior atenção da gestão da produção, devido às novas preocupações que surgiram a respeito do tempo e da escassez de recursos para a produção, pois a má gestão de produção pode aumentar desperdício de matéria-prima. A má gestão da produção não minimiza o tempo de produção e, com as mudanças do mundo globalizado, quanto menor tempo de produção, menos custos e mais rápido chega ao cliente.
V. Um sistema de controle distribuído possui como arranjo mais frequente uma malha de controle por ponto de ajuste.
As asserções I e II são proposições falsas.
V, F, F, V.
2, 1, 5, 3, 4.
à combinação prática de um sistema SCADA com um sistema de controle distribuído se dá o nome de célula de automação.

Assim, considerando essas informações e o conteúdo estudado acerca do histórico da automação industrial, analise as afirmativas a seguir. I. Na época os sistemas automatizados utilizavam, na maior parte dos casos, relés e temporizadores. II. A lógica principal da época era o acionamento de motores e atuadores. III. As primeiras formas de automação industrial se deram por meio do uso de máquinas a vapor. IV. O uso de comandos a partir de botões foi utilizado após alguns anos, na década de 60. Está correto apenas o que se afirma em:

I e II.

Assim, considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a automação e os sistemas de produção, pode-se afirmar que:
a manufatura integrada por computador faz parte de um conceito recente, derivativo do planejamento operacional.
existe uma distinção entre as aplicações, com sistemas potencialmente computadorizados e manuais.
as máquinas-ferramenta são exemplos de sistemas de automação flexível.
os sistemas de apoio à produção surgiram com o desenvolvimento dos controladores lógicos programáveis.
um exemplo de sistema automatizado está no controle de qualidade.

Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre sistemas de produção e automação, pode-se afirmar que a automação, se referente à atividade humana, tem como objetivo:
diminuir os esforços braçais feitos pelo homem durante a produção e deixar tais serviços para as máquinas, passando para o homem serviços mais intelectuais.
aumentar a segurança, produtividade e lucratividade por meio de políticas internas de trabalho.
reduzir a interferência humana sobre os processos tecnológicos, deixando para o homem somente serviços braçais.
reduzir o desperdício de força humana e, também, os custos de um funcionário que trabalha somente 8 horas por dia, enquanto a máquina não tem esse limite.
reduzir os acidentes causados por falha humana, diminuindo os prejuízos da empresa e aumentando a produtividade através das máquinas.

Mais conteúdos dessa disciplina