Logo Passei Direto
Buscar

Teologia

Outros
Religião vernacular é a religião tal como ela é praticada pelas pessoas em geral, pois há uma diferença entre como uma religião é idealizada por seus líderes e teólogos e como ela é experimentada pela maioria das pessoas. Quanto ao conceito de religião vernacular, avalie as asserções a seguir e a relação entre elas.
Na medida em que a religião penetra a sociedade, ela é modificada pela linguagem, pela cultura, pelos costumes e por outras variáveis sociais. De fato, a religião absorve a cultura local e, ao mesmo tempo, é absorvida por essa cultura.
Em um mundo secularizado, o processo de vernaculização é ainda mais intenso: as pessoas criam novas formas de vivência religiosa, muitas vezes sem estarem ligadas a uma instituição específica.
A asserção I é falsa, e a II, verdadeira
As asserções I e II são falsas.
As asserções I e II são verdadeiras e a II justifica a I.
A asserção I é verdadeira, e a II, falsa.
User badge image
Ensinando Através de Questões

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Religião vernacular é a religião tal como ela é praticada pelas pessoas em geral, pois há uma diferença entre como uma religião é idealizada por seus líderes e teólogos e como ela é experimentada pela maioria das pessoas. Quanto ao conceito de religião vernacular, avalie as asserções a seguir e a relação entre elas. Na medida em que a religião penetra a sociedade, ela é modificada pela linguagem, pela cultura, pelos costumes e por outras variáveis sociais. De fato, a religião absorve a cultura local e, ao mesmo tempo, é absorvida por essa cultura. Em um mundo secularizado, o processo de vernaculização é ainda mais intenso: as pessoas criam novas formas de vivência religiosa, muitas vezes sem estarem ligadas a uma instituição específica. A asserção I é falsa, e a II, verdadeira.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O tema das entidades espirituais está presente em algumas religiões ditas “primitivas” e em algumas religiões modernas, como as religiões afro-brasileiras. Sobre as entidades espirituais, do ponto de vista da antropologia da religião, é correto afirmar que:
As entidades espirituais entram em contato com o mundo material, isto é, se materializam de várias formas, de modo que o mundo imaterial dos espíritos se manifesta em experiências sensíveis.
As entidades espirituais são invocadas simbolicamente, mas sem efeito na vida concreta das pessoas, pois não são vistas como elementos capazes de transformar a realidade.
O tema das entidades espirituais está ligado à questão da possessão, por isso deve ser combatido, pois a possessão pertence ao maligno.
A separação entre mundo material e espiritual é típica das religiões “primitivas”, por isso as entidades espirituais não entram em contato com o mundo material.
As materializações das entidades espirituais acontecem de forma aleatória e incontrolável, pois não fazem parte dos ritos e práticas das religiões que acreditam nas entidades.

De acordo com o sociólogo francês Pierre Bourdieu, a religião tem também uma função política e ideológica, que consiste na legitimação das relações sociais por meio de pressupostos religiosos. A religião acaba sacralizando aquilo que, na realidade, era apenas natural ou social. Este fenômeno acontece quando a religião cria práticas e representações sagradas que reproduzem, de alguma forma, a estrutura das relações econômicas e sociais vigentes em uma sociedade. Qual é o nome que Bourdieu dá a este fenômeno?
Projeção social
Sacralização da pirâmide social
Religiosidade política
Simbolização cultural
Efeito de consagração

Os estudiosos Marty e Appleby identificaram as seguintes características do fundamentalismo ao longo da história, em diversas culturas (cf. ELLER, 2018, p. 720-721). Assinale a alternativa que contém corretamente quatro destas características do fundamentalismo.
Liderança carismática e autoritária; Puritanismo moral; Zelo missionário; Apelos pela paz.
Idealismo religioso; Extremismo retórico; Demonização dos inimigos; Rejeição da modernidade
Extremismo retórico; Orientação de contra-aculturação; Defesa dos direitos humanos; Apelo às massas.
Rejeição dos meios de comunicação social; Idealismo religioso; Mentalidade de crise; Fanatismo.
Demonização dos inimigos; Escatologias dramáticas; Puritanismo moral; Vida em comunidade

Mais conteúdos dessa disciplina