Buscar

Olhando o mundo real, verifica-se que não há necessidades de grandes reflexões para concluir pela existência de diversos tipos ou estruturas de mer...

Olhando o mundo real, verifica-se que não há necessidades de grandes reflexões para concluir pela existência de diversos tipos ou estruturas de mercado. Estes se diferenciam tanto pelo número de compradores e/ou vendedores envolvidos quanto pela homogeneidade ou não do produto transacionado.”

Fonte: SOUZA, Nali Jesus de. Introdução à economia. São

Paulo: Editora Atlas, 1996, p. 115.

Analise as afirmações sobre as estruturas de mercado:

I. O mercado de concorrência perfeita se caracteriza pela ausência de poder de mercado relativo entre os agentes.

II. Os mercados de concorrência imperfeita se caracterizam pela presença de poder de mercado relativo entre os agentes.

III. A economia de mercado concreta, ao longo de sua evolução, tem sido marcada pela crescente preponderância da competição imperfeita no curto prazo.

IV. A presença de poder de mercado em relação aos demais agentes implica na existência somente de monopólios.

Assinale a alternativa correta.

a.Todas as afirmações, exceto a I, estão corretas.b.Todas as afirmações, exceto a II, estão corretas.c.Todas as afirmações, exceto a III, estão corretas.d.Todas as afirmações, exceto a IV, estão corretas.e.Todas as afirmações estão corretas.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B) Todas as afirmações, exceto a II, estão corretas. A afirmação I está correta, pois a concorrência perfeita é caracterizada pela ausência de poder de mercado relativo entre os agentes. A afirmação II está incorreta, pois os mercados de concorrência imperfeita se caracterizam pela presença de poder de mercado relativo entre os agentes. A afirmação III está correta, pois a economia de mercado concreta tem sido marcada pela crescente preponderância da competição imperfeita no curto prazo. A afirmação IV está correta, pois a presença de poder de mercado em relação aos demais agentes implica na existência somente de monopólios.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais