Igreja e a dinastia carolíngia, assinale a afirmativa correta: A O último rei franco merovíngio foi apoiado pelo papa contra o Major Domus Pepino. B Os visigodos e anglo-saxões copiaram dos carolíngios o cerimonial da unção régia. C Com Carlos Magno cultivou-se no Ocidente a ideia de um império universal cristão. D Carlos Magno rejeitou meios violentos para levar o cristianismo aos povos saxões. E Com Carlos Magno surgiram as primeiras escolas nas abadias e mosteiros.
Considerando a citação dada e os conteúdos do livro-base, História da Igreja nas Idades Antiga e Média, sobre a expansão do cristianismo nos três primeiros séculos, assinale a alternativa correta: A Existem fontes da presença cristã na França a partir do século V. B Uma legenda do século VII atribuiu a Pedro a evangelização da Espanha. C A igreja de Alexandria foi fundada pelo evangelista Lucas. D Os reinos da Armênia e da Etiópia adotaram o cristianismo no século IV. E A tradição aponta Paulo como primeiro evangelizador da Índia.
Considerando o fragmento apontado e os conteúdos do livro-base, História da Igreja nas Idades Antiga e Média, sobre a Patrística grega e latina, assinale a afirmativa correta: A Os “Padres da Igreja” eram autores cristãos antigos, tanto clérigos quanto leigos. B Os Padres apologistas rejeitaram a filosofia em seus argumentos contra os pagãos. C A Europa foi o berço da Patrística latina, iniciada com Tertuliano de Cartago. D Agostinho envolveu-se em conflitos com as Escolas de Antioquia e Alexandria. E A Escola de Alexandria buscava realçar a humanidade do Logos – Cristo.