Buscar

A propósito da concepção de Gadamer acerca da hermenêutica, bem como acerca de sua ideia acerca do círculo hermenêutico, é correto afirmar: A) O pr...

A propósito da concepção de Gadamer acerca da hermenêutica, bem como acerca de sua ideia acerca do círculo hermenêutico, é correto afirmar:

A) O primeiro passo para compreender o que a filosofia de Gadamer passa pela ideia de que o sentido das coisas é atomista.

B) Segundo a filosofia de Gadamer, as partes de um todo possuem sentido a despeito do todo em que estão inseridas.

C) A propósito do círculo hermenêutico, é correto afirmar que trata-se da ideia de que o processo interpretativo se movimenta sistematicamente de baixo para cima e de cima para baixo.

D) A propósito do círculo hermenêutico, é correto afirmar que trata-se da ideia de que o processo interpretativo se movimenta apenas de baixo para cima.

E) A propósito do círculo hermenêutico, é correto afirmar que trata-se da ideia de que o processo interpretativo se movimenta apenas de cima para baixo.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra C) A propósito do círculo hermenêutico, é correto afirmar que trata-se da ideia de que o processo interpretativo se movimenta sistematicamente de baixo para cima e de cima para baixo. Segundo Gadamer, a compreensão de um texto ou de uma obra de arte não é um processo linear, mas sim um movimento circular que envolve a interação entre o todo e as partes, em que o todo é compreendido a partir das partes e as partes são compreendidas a partir do todo. Esse movimento circular é chamado de círculo hermenêutico.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais