Buscar

Sobre as fontes do Direito Penal, leia o excerto a seguir: “Fonte, no seu sentido mais amplo, quer dizer lugar de procedência, de onde se origina ...

Sobre as fontes do Direito Penal, leia o excerto a seguir: “Fonte, no seu sentido mais amplo, quer dizer lugar de procedência, de onde se origina alguma coisa. O Direito Penal, como não poderia deixar de ser, também tem suas fontes” (GRECO, 2022, p. 82). Dessa forma, por fontes do Direito Penal é possível entender o seu nascedouro, tal como as fontes das águas, sendo o local de onde se originam as normas penais. São fontes do Direito Penal: I. Doutrina II. Lei III. Jurisprudência ​​​​​​​IV. Atos administrativos Estão corretos os itens:

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Os itens corretos são: I, II e III. A doutrina, a lei e a jurisprudência são consideradas fontes formais do Direito Penal, ou seja, são as formas pelas quais as normas penais são criadas e interpretadas. Já os atos administrativos não são considerados fontes formais do Direito Penal, mas podem ter influência na aplicação das normas penais.

0
Dislike0
User badge image

arm infraestrutura

A.  I, II e III.

São fontes do Direito Penal: doutrina, lei e jurisprudência. Doutrina e jurisprudência são fontes do Direito Penal porque apresentam duas fontes materiais do Direito Penal. A doutrina e a jurisprudência têm o condão de influenciar o legislador na elaboração das leis. A lei é fonde do Direito Penal porque é a fonte formal por excelência dele, abrangendo a Constituição Federal, a lei ordinária, a lei complementar, os tratados e as convenções internacionais incorporados ao direito brasileiro. Atos administrativos são normas infralegais que não criam direitos, mas apenas regulamentam a lei, conferindo-lhe aplicabilidade. Não são, portanto, fontes do Direito Penal em respeito ao princípio da reserva legal.


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais