Buscar

"Jafar Jafari sentiu a necessidade de incorporar no estudo do turismo teorias e conceitos de campos afins, como, por exemplo, antropologia, sociolo...

"Jafar Jafari sentiu a necessidade de incorporar no estudo do turismo teorias e conceitos de campos afins, como, por exemplo, antropologia, sociologia, economia, geografia, ciência política, ecologia e estudos urbanísticos. Nós ampliaríamos essa lista para incluir: marketing, direito, administração e psicologia. O mesmo Jafar Jafari dá uma definição holística de Turismo: é o estudo do homem longe de seu local de residência, da indústria que satisfaz suas necessidades, e dos impactos que ambos, ele e a indústria, geram sobre os ambientes físico, econômico e sociocultural da área receptora".

Fonte: BENI, M. C. Análise Estrutural do Turismo. 5. ed. São Paulo: Editora Senac, 2001. p. 37.

Considerando o exposto, a interdisciplinaridade e o conceito de Turismo, analise as afirmativas a seguir:

I. O turismo está em relação com o homem que está longe de seu entorno habitual e os atores produtores dos serviços criados para atender às necessidades e expectativas desse viajante e dos impactos gerados. 

II. A compreensão do turismo é encarada como um campo de estudo, o que é apropriado, dado que tanto o fenômeno quanto a prática turística manifestam comportamentos distintos nos locais em que ocorrem.

III. O turismo se apropria de outras áreas do conhecimento para estudar as motivações de viagem e o comportamento do consumidor, para estudar as empresas turísticas, bem como para estudo dos impactos.

IV. Os impactos que tanto os viajantes quanto as atividades turísticas geram nos ambientes físicos, econômicos e socioculturais devem ser considerados para correção, visando à formação de capital, pois a indústria deve atender às necessidades dos viajantes. É correto o que se afirma em:

A) II e IV, apenas.

B) I, II e III, apenas.

C) III e IV, apenas.

D) I, II, III e IV.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D) I, II, III e IV. Todas as afirmativas estão corretas de acordo com o texto apresentado. O turismo é um campo interdisciplinar que incorpora teorias e conceitos de diversas áreas do conhecimento, como antropologia, sociologia, economia, geografia, ciência política, ecologia, estudos urbanísticos, marketing, direito, administração e psicologia. O turismo é estudado como um fenômeno que envolve o homem longe de seu local de residência, a indústria que satisfaz suas necessidades e os impactos que ambos geram sobre os ambientes físico, econômico e sociocultural da área receptora.

0
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais