Buscar

O gráfico de plasticidade proposto por Casagrande é muito utilizado nos Sistemas de Classificação de solos e propõe uma classificação dos solos co...


O gráfico de plasticidade proposto por Casagrande é muito utilizado nos Sistemas de Classificação de solos e propõe uma classificação dos solos considerando o índice de plasticidade e o limite de liquidez do material fino. Acerca do gráfico de plasticidade, assinale a alternativa correta.



A- A “Linha A” do gráfico de plasticidade separa as argilas inorgânicas, dos siltes inorgânicos. As argilas se localizam abaixo da linha A e o silte acima desta linha.



B - Os solos foram agrupados em grupos, contendo as argilas inorgânicas de baixa, média e alta plasticidade e os siltes inorgânicos de baixa, média e alta plasticidade.



C- A “Linha A” é dada pela equação IP=0,73 (LL – 20), onde acima desta linha localizam-se as argilas inorgânicas e abaixo os siltes inorgânicos.



D- As argilas inorgânicas de alta plasticidade são as que apresentam os menores valores de limite de liquidez.



E- Os siltes inorgânicos de baixa compressibilidade apresentam os maiores valores de índice de plasticidade.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar cada alternativa: A- A “Linha A” do gráfico de plasticidade separa as argilas inorgânicas, dos siltes inorgânicos. As argilas se localizam abaixo da linha A e o silte acima desta linha. - Esta alternativa está incorreta. A linha A não separa argilas inorgânicas de siltes inorgânicos. B- Os solos foram agrupados em grupos, contendo as argilas inorgânicas de baixa, média e alta plasticidade e os siltes inorgânicos de baixa, média e alta plasticidade. - Esta alternativa está correta. O gráfico de plasticidade proposto por Casagrande agrupa os solos em diferentes grupos de acordo com a plasticidade. C- A “Linha A” é dada pela equação IP=0,73 (LL – 20), onde acima desta linha localizam-se as argilas inorgânicas e abaixo os siltes inorgânicos. - Esta alternativa está incorreta. A equação IP=0,73(LL-20) não define a linha A. D- As argilas inorgânicas de alta plasticidade são as que apresentam os menores valores de limite de liquidez. - Esta alternativa está incorreta. As argilas inorgânicas de alta plasticidade apresentam maiores valores de limite de liquidez. E- Os siltes inorgânicos de baixa compressibilidade apresentam os maiores valores de índice de plasticidade. - Esta alternativa está incorreta. Os siltes inorgânicos de baixa compressibilidade apresentam menores valores de índice de plasticidade. Portanto, a alternativa correta é a letra B, pois o gráfico de plasticidade proposto por Casagrande agrupa os solos em diferentes grupos, considerando a plasticidade das argilas inorgânicas e dos siltes inorgânicos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais