Buscar

Na teoria dos jogos, a busca por estratégias ótimas em jogos de decisão envolvendo múltiplos agentes é uma área de estudo fundamental. O algoritmo ...

Na teoria dos jogos, a busca por estratégias ótimas em jogos de decisão envolvendo múltiplos agentes é uma área de estudo fundamental. O algoritmo Minimax é frequentemente utilizado para determinar a melhor jogada em jogos de soma zero, onde o ganho de um jogador corresponde à perda do outro. No entanto, à medida que a complexidade dos jogos aumenta, a aplicação direta do algoritmo Minimax em árvores de busca extensas pode se tornar computacionalmente inviável devido ao grande número de nós a serem avaliados.

Nesse contexto, o algoritmo Alfa Beta surge como uma técnica de otimização poderosa, projetada para reduzir significativamente o número de nós a serem explorados durante a busca pelo melhor movimento. A partir disso, considerando o algoritmo Alfa Beta, considere as seguintes afirmações:

I. O algoritmo Alfa Beta é uma extensão do algoritmo Minimax, empregando técnicas de poda para eliminar ramos da árvore de busca que não afetam o resultado final.

II. O algoritmo Alfa Beta mantém duas variáveis, alfa e beta, que representam os valores mínimos garantidos para o jogador Max e os valores máximos garantidos para o jogador Min, respectivamente.

III. O algoritmo Alfa Beta pode ser aplicado apenas em jogos de soma zero, nos quais os ganhos de um jogador correspondem às perdas do outro jogador.

IV. A eficiência do algoritmo Alfa Beta depende da ordem em que os nós são avaliados na árvore de busca, priorizando a exploração dos nós mais promissores primeiro.

Com base nessas afirmações, assinale a alternativa correta: 

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar cada afirmação: I. O algoritmo Alfa Beta é uma extensão do algoritmo Minimax, empregando técnicas de poda para eliminar ramos da árvore de busca que não afetam o resultado final. Isso está correto. O algoritmo Alfa Beta é de fato uma extensão do algoritmo Minimax e emprega técnicas de poda para eliminar ramos da árvore de busca que não afetam o resultado final. II. O algoritmo Alfa Beta mantém duas variáveis, alfa e beta, que representam os valores mínimos garantidos para o jogador Max e os valores máximos garantidos para o jogador Min, respectivamente. Isso está correto. O algoritmo Alfa Beta de fato mantém duas variáveis, alfa e beta, que representam os valores mínimos garantidos para o jogador Max e os valores máximos garantidos para o jogador Min, respectivamente. III. O algoritmo Alfa Beta pode ser aplicado apenas em jogos de soma zero, nos quais os ganhos de um jogador correspondem às perdas do outro jogador. Isso está incorreto. O algoritmo Alfa Beta pode ser aplicado em jogos de soma zero, mas também em outros tipos de jogos. IV. A eficiência do algoritmo Alfa Beta depende da ordem em que os nós são avaliados na árvore de busca, priorizando a exploração dos nós mais promissores primeiro. Isso está correto. A eficiência do algoritmo Alfa Beta de fato depende da ordem em que os nós são avaliados na árvore de busca, priorizando a exploração dos nós mais promissores primeiro. Portanto, a alternativa correta é: "I, II e IV estão corretas."

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais