Logo Passei Direto
Buscar
Avalie as a�rmativas de que tratam das teorias explicativas da demanda por moeda.
I. A equação de Fisher mostra que a taxa de juros real é a soma da taxa de juros nominal e da in�ação esperada.
II. De acordo com a teoria Quantitativa da Moeda, a moeda é neutra, isto é, um amento da oferta de moeda apenas elevará o nível de preços.
III. A taxa de redesconto é um instrumento de controle monetário em que quanto maior essa taxa, menor será a liquidez bancária junto ao Banco Central.
IV. De acordo com o modelo de Baumol-Tobin, o custo total de se reter moeda é dado pelo somatório do custo das idas e vindas ao banco e do montante de moeda retido.
Pode-se dizer que a alternativa correta é:
II e III, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.

a) I, II, and III are correct.
b) II and III, only.
c) I and III, only.
User badge image
Progresso com Exercícios

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I. A equação de Fisher mostra que a taxa de juros real é a soma da taxa de juros nominal e da inflação esperada. Falso. A equação de Fisher na verdade afirma que a taxa de juros nominal é igual à taxa de juros real mais a inflação esperada. Portanto, essa afirmativa está incorreta. II. De acordo com a teoria Quantitativa da Moeda, a moeda é neutra, isto é, um aumento da oferta de moeda apenas elevará o nível de preços. Verdadeiro. Essa afirmativa está correta, pois a teoria quantitativa da moeda sugere que mudanças na oferta de moeda afetam apenas os preços e não a produção no longo prazo. III. A taxa de redesconto é um instrumento de controle monetário em que quanto maior essa taxa, menor será a liquidez bancária junto ao Banco Central. Verdadeiro. Essa afirmativa está correta, pois um aumento na taxa de redesconto torna mais caro para os bancos tomarem empréstimos do Banco Central, reduzindo a liquidez. IV. De acordo com o modelo de Baumol-Tobin, o custo total de se reter moeda é dado pelo somatório do custo das idas e vindas ao banco e do montante de moeda retido. Falso. O modelo de Baumol-Tobin considera o custo de manter moeda em relação ao custo de transação, mas não é exatamente como descrito na afirmativa. Agora, com base nas análises: - Afirmativa I: Falsa - Afirmativa II: Verdadeira - Afirmativa III: Verdadeira - Afirmativa IV: Falsa Portanto, as afirmativas corretas são II e III. A alternativa correta é: b) II e III, only.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

A alternativa correta é: c) I e III, apenas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A política monetária consiste na gestão e controle do crédito. A gestão e controle da moeda e do crédito permitem ao governo:
aumentar a emissão de moeda na condução da expansão da atividade econômica quando for este seu desejo.
aumentar a oferta de moeda para diminuir a atividade econômica.
reduzir a moeda nacional em relação a outras, como instrumento de política de comércio exterior.
aumentar a emissão de moeda na condução da expansão da atividade econômica quando for este seu desejo.
oferecer oportunidades aos bancos comerciais de expandir o crédito aos seus correntistas de forma liberal.
criar condições para diminuição da tributação perante a sociedade.
a
b
c
d
e

Entre os fundamentos que caracterizam a abordagem novo-clássica, é correto afirmar:
As afirmativas I e III estão corretas.
Apenas a I está correta.
Apenas a II está correta.
Apenas a III está correta.
As afirmativas I e II estão corretas.
As afirmativas I e III estão corretas.
a
b
c
d
e