Buscar

Sobre o Banco Central e o sistema monetário e �nanceiro, julgue as a�rmativas a seguir. I. Quando o Banco Central reduz o coe�ciente de reservas co...

Sobre o Banco Central e o sistema monetário e �nanceiro, julgue as a�rmativas a seguir.
I. Quando o Banco Central reduz o coe�ciente de reservas compulsórias sobre os depósitos à vista, ceteris paribus, aumenta o multiplicador bancário e a oferta de moeda.
II. De acordo com a Teoria Quantitativa da Moeda, o controle da oferta monetária implica, em última instância, o controle da in�ação.
III. Quanto menor for a taxa de redesconto, mais barato será o empréstimo de reservas e maior tenderá a ser o montante levantado pelos bancos junto ao Banco Central.
É correto o que se a�rma em:
I, II e III.
I, II e III.
II e III, apenas.
I, apenas.
I e II, apenas.
III, apenas.

a) I, II e III.
b) II e III, apenas.
c) I e II, apenas.

Essa pergunta também está no material:

ECONOMIA MONETÁRIA - QUESTIONÁRIO UNIDADE II
7 pág.

Economia Monetária Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar cada alternativa: I. Quando o Banco Central reduz o coeficiente de reservas compulsórias sobre os depósitos à vista, ceteris paribus, aumenta o multiplicador bancário e a oferta de moeda. Isso está correto. Quando o coeficiente de reservas compulsórias é reduzido, os bancos podem emprestar mais dinheiro, aumentando assim a oferta de moeda. II. De acordo com a Teoria Quantitativa da Moeda, o controle da oferta monetária implica, em última instância, o controle da inflação. Também está correto. De acordo com a Teoria Quantitativa da Moeda, um aumento na oferta monetária pode levar a um aumento da inflação, e vice-versa. III. Quanto menor for a taxa de redesconto, mais barato será o empréstimo de reservas e maior tenderá a ser o montante levantado pelos bancos junto ao Banco Central. Isso está correto. Uma taxa de redesconto menor torna mais barato para os bancos pedirem empréstimos ao Banco Central, o que pode levar a um aumento no montante levantado pelos bancos. Portanto, a resposta correta é: a) I, II e III.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais