Buscar

Em relação ao sistema renina-angiotensina-aldosterona, estão corretas as alternativas, EXCETO: a) O sistema é ativado sempre que ocorre perda de vo...

Em relação ao sistema renina-angiotensina-aldosterona, estão corretas as alternativas, EXCETO:
a) O sistema é ativado sempre que ocorre perda de volume e de pressão arterial, como em uma situação de hemorragia ou desidratação.
b) A queda da pressão arterial estimula as células justaglomerulares a liberarem a renina que age sobre o angiontensinogênio produzindo a angiotensia I e posteriormente, pela ação da ECA, a angiotensina II.
c) A angiotensina II estimula o córtex da glândula adrenal a produzir a aldosterona, e esta estimula a reabsorção de soluto e água nos túbulos renais.
d) A angiotensina II provoca constrição da arteríola eferente para manter constante a taxa de filtração glomerular em uma queda da pressão arterial.
e) A angiotensina II provoca constrição da arteríola aferente aumentando a taxa de filtração glomerular em um aumento da pressão arterial.

Essa pergunta também está no material:

Simulado Funcoes- Gabarito
36 pág.

Funções Biológicas Biológicas / SaúdeBiológicas / Saúde

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as alternativas, a alternativa correta é: e) A angiotensina II provoca constrição da arteríola aferente aumentando a taxa de filtração glomerular em um aumento da pressão arterial. Portanto, as demais alternativas estão corretas em relação ao sistema renina-angiotensina-aldosterona.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais