Um paciente com 39 anos, pesando 70 kg, interna devido a um quadro de hepatopatia crônica, secundária a alcoolismo. O hemograma revela Hb de 6 g/dL com Htc de 18%, com um TAP de 40% e TTPA com D/N = 2,1. O médico solicita, com urgência, três unidades de concentrados de hemácias (CH) e três unidades de Plasma Fresco Congelado (PFC). O tipo de sangue do paciente é O Rh negativo. O transfusionista aplica as duas últimas unidades de CH O Rh neg. sem intercorrências e, ao término da transfusão da primeira bolsa de PFC, o paciente inicia com quadro súbito de insuficiência respiratória, hipoxemia, taquicardia, febre, hipotensão e cianose. O RX é compatível com edema pulmonar agudo com área cardíaca normal. A hipótese para essa intercorrência clínica mais provável é:
a. TRALI. b. Reação anafilática. c. Sobrecarga circulatória. d. Edema agudo de pulmão. e. Reação transfusional febril não hemolítica.
O sistema sanguíneo ABO é considerado, do ponto de vista transfusional, o de maior importância. Os mais graves incidentes transfusionais são decorrentes de transfusões ABO-incompatíveis, tendo como evolução em alguns casos o óbito. Assinale a alternativa incorreta: a. São moléculas complexas presentes nos glicolipídios e nas glicoproteínas membranares de diversos tecidos, além das hemácias. b. Indivíduos de composição genética HH ou Hh produzem essa substância, que serve de base para a manifestação de todos os antígenos do sistema ABO. Seu grupo será determinado pela presença ou não dos genes A e B. c. Indivíduos de composição genética hh (genótipo muito raro) não produzem o antígeno H. Esses indivíduos serão sempre do grupo denominado fenótipo O Bombay. Esses possuem anti-H. d. Indivíduos formam anticorpos após o prévio contato com os antígenos correspondentes. Esses podem ser detectados no soro ou no plasma. e. Classificação dos fenótipos ABO eritrocitários correspondem à presença ou à ausência dos antígenos A/B na membrana da hemácia. a. São moléculas complexas presentes nos glicolipídios e nas glicoproteínas membranares de diversos tecidos, além das hemácias. b. Indivíduos de composição genética HH ou Hh produzem essa substância, que serve de base para a manifestação de todos os antígenos do sistema ABO. Seu grupo será determinado pela presença ou não dos genes A e B. c. Indivíduos de composição genética hh (genótipo muito raro) não produzem o antígeno H. Esses indivíduos serão sempre do grupo denominado fenótipo O Bombay. Esses possuem anti-H. d. Indivíduos formam anticorpos após o prévio contato com os antígenos correspondentes. Esses podem ser detectados no soro ou no plasma. e. Classificação dos fenótipos ABO eritrocitários correspondem à presença ou à ausência dos antígenos A/B na membrana da hemácia.
Os antígenos eritrocitários são geralmente com-ponentes da membrana do glóbulo vermelho que podem ser reconhecidos pelo sistema imune e atuam como moléculas funcionais. É correto afirmar que os sistemas de grupos sanguíneos:
a. Não expressam moléculas de adesão. b. Não funcionam como receptores específicos para bactérias. c. Não possuem receptores específicos para vírus. d. Não apresentam receptores específicos para parasitas. e. Estão relacionados com níveis mais baixos de fator VIII e de antígeno de Von Willebrand nos indivíduos de grupo sanguíneo O.