Buscar

A eficácia dos direitos sociais fica muito comprometida tendo em vista sua natureza de posições jusfundamentais de caráter positivo que demandam um...

A eficácia dos direitos sociais fica muito comprometida tendo em vista sua natureza de posições jusfundamentais de caráter positivo que demandam uma ação prestacional por parte do Estado. A partir desse fato, aponte a única resposta correta com relação à efetividade dos direitos sociais:
A alta densidade normativa dos direitos sociais faz com que a sua efetividade não fique dependente de ação legislativa superveniente.
Os direitos sociais são direitos negativos de primeira dimensão concebidos no âmbito do constitucionalismo liberal.
A nova hermenêutica advoga a tese de que o poder judiciário não depende de interposição legislativa superveniente para concretizar direitos sociais atrelados a um núcleo essencial garantidor das condições mínimas de vida digna dos hipossuficientes.
Os direitos sociais não são aptos a gerar verdadeiros direitos subjetivos ao cidadão comum, pois dependem sempre de legislação posterior.
O caráter programático dos direitos sociais retira-lhes a condição de direitos fundamentais do cidadão comum, na medida em que dependem sempre de atuação do legislador democrático.

Essa pergunta também está no material:

5 pág.

Direitos Humanos Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A única resposta correta com relação à efetividade dos direitos sociais é: "A nova hermenêutica advoga a tese de que o poder judiciário não depende de interposição legislativa superveniente para concretizar direitos sociais atrelados a um núcleo essencial garantidor das condições mínimas de vida digna dos hipossuficientes."

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais