Buscar

Os procedimentos cromatográficos de coluna foram sendo aprimorados e dando origem ao tipo mais versátil e extensivamente empregado de cromatografia...

Os procedimentos cromatográficos de coluna foram sendo aprimorados e dando origem ao tipo mais versátil e extensivamente empregado de cromatografia que é a cromatografia líquida de alta eficiência (CLAE) também conhecida, do inglês, como HPLC. Essa cromatografia ganhou espaço, principalmente, pela capacidade de analisar uma maior diversidade de analitos devido ao sistema de uso de altas pressões e pequenas partículas contidas na coluna cromatográfica.

Com base nas informações sobre cromatografia líquida de alta eficiência assinale a alternativa correta:

Alternativas

Alternativa 1:

A cromatografia por partição é o tipo de mecanismo de separação mais utilizado com o emprego da CLAE. Nesse mecanismo a fase móvel é um líquido, miscível com o líquido da fase estacionária.

Alternativa 2:

A CLAE é uma técnica e os resultados dessa análise geram um gráfico com informações tais como concentração em função do tempo de eluição. Quanto menor a concentrada do analito na amostra melhor será a resolução dos sinais no cromatograma.

Alternativa 3:

Uma das diferenças da CLAE para a cromatografia em coluna clássica (cromatografias líquidas preparativas) está na fase móvel. Na CLAE a fase móvel líquida é pressurizada por meio de bombas específicas. Na cromatografia em coluna clássica a fase móvel percorre a coluna pela ação da gravidade.

Alternativa 4:

A separação dos componentes de uma amostra com o emprego da CLAE ocorre da mesma maneira que nos outros tipos de técnicas cromatográficas, ou seja, diferença na velocidade de deslocamento dos analitos, visto que as colunas na CLAE também são preenchidas com partículas de diâmetro entre 60 a 200 µm.

Alternativa 5:

A maioria das separações por CLAE é feita em fase reversa com material de empacotamento com fase ligada constituída com octadecilsilano, por exemplo. Isso implica que o analito com menor polaridade irá eluir primeiro e o mais polar ficará retido por mais tempo na fase estacionária, já que teria maior interação com essa fase.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar as alternativas: Alternativa 1: Errada. A cromatografia por partição não é o tipo de mecanismo de separação mais utilizado com o emprego da CLAE. Na CLAE, a fase móvel é um líquido, mas não necessariamente miscível com o líquido da fase estacionária. Alternativa 2: Errada. A CLAE é uma técnica e os resultados dessa análise geram um gráfico com informações tais como concentração em função do tempo de eluição. Porém, a afirmação sobre a resolução dos sinais no cromatograma está incorreta. Alternativa 3: Errada. Uma das diferenças da CLAE para a cromatografia em coluna clássica está na fase móvel, mas a explicação sobre a pressurização da fase móvel está incorreta. Alternativa 4: Errada. A separação dos componentes de uma amostra com o emprego da CLAE não ocorre da mesma maneira que nos outros tipos de técnicas cromatográficas. A explicação sobre o diâmetro das partículas está correta, mas a afirmação está incorreta. Alternativa 5: Correta. A maioria das separações por CLAE é feita em fase reversa com material de empacotamento com fase ligada constituída com octadecilsilano. Isso implica que o analito com menor polaridade irá eluir primeiro e o mais polar ficará retido por mais tempo na fase estacionária. Portanto, a alternativa correta é a 5.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais