Buscar

Os componentes químicos da célula são classificados em inorgânicos (água e sais minerais) e orgânicos (ácidos nucleicos, carboidratos, lipídios e p...

Os componentes químicos da célula são classificados em inorgânicos (água e sais minerais) e orgânicos (ácidos nucleicos, carboidratos, lipídios e proteínas).

Do total dos componentes da célula, aproximadamente 75 a 85% correspondem a água, 2 a 3% são sais inorgânicos e o restante são compostos orgânicos, os quais representam as moléculas da vida.”

Fonte: DE ROBERTIS, E. M.; HIB, J. Biologia celular e molecular. 16. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2014, p. 27.

Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a estrutura e função do DNA e do RNA, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).

I. ( ) O RNA se denomina ácido desoxirribonucleico, porque possui uma hidroxila no segundo carbono da pentose.

II. ( ) O DNA possui uma dupla molécula em formato helicoidal, enquanto o RNA apresenta uma molécula simples.

III. ( ) As bases púricas são adenina, citosina e guanina, comuns em ambos os tipos de ácidos nucleicos. 

IV. ( ) As bases pirimídicas são a uracila e a timina, sendo que a timina está presente no RNA, e a uracila, no DNA.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

F, F, V, V. 

V, F, F, V.

F, V, F, V.

F, V, V, F.

V, F, V, F.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Como a pergunta contém um questionário com alternativas, devo analisar cada uma das opções antes de responder. I. ( ) O RNA se denomina ácido desoxirribonucleico, porque possui uma hidroxila no segundo carbono da pentose. Esta afirmação está incorreta. O RNA não se denomina ácido desoxirribonucleico, e sim ácido ribonucleico. Além disso, o RNA possui uma hidroxila no segundo carbono da pentose, ao contrário do DNA. II. ( ) O DNA possui uma dupla molécula em formato helicoidal, enquanto o RNA apresenta uma molécula simples. Esta afirmação está correta. O DNA possui uma dupla hélice, enquanto o RNA é uma molécula simples. III. ( ) As bases púricas são adenina, citosina e guanina, comuns em ambos os tipos de ácidos nucleicos. Esta afirmação está correta. As bases púricas são comuns tanto no DNA quanto no RNA. IV. ( ) As bases pirimídicas são a uracila e a timina, sendo que a timina está presente no RNA, e a uracila, no DNA. Esta afirmação está incorreta. A timina está presente no DNA, enquanto a uracila está presente no RNA. Portanto, a sequência correta é: F, V, F, V.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais