Buscar

O item 9.3.1 da norma ISO 9001 traz que “A Alta Direção deve analisar criticamente o sistema de gestão da qualidade da organização, a intervalos pl...

O item 9.3.1 da norma ISO 9001 traz que “A Alta Direção deve analisar criticamente o sistema de gestão da qualidade da organização, a intervalos planejados, para assegurar sua contínua adequação, suficiência, eficácia e alinhamento com o direcionamento estratégico da organização”. Isso exige que sejam conhecidas as entradas de análise crítica pela direção (item 9.3.2) e, também, as saídas de análise crítica pela direção (item 9.3.3) e que sejam realizadas reuniões de análise crítica com as partes interessadas. A partir dessa análise crítica, ações e decisões devem ser tomadas para garantir a melhoria contínua da qualidade.

ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR ISO 9001. Sistemas de gestão da qualidade – Requisitos. 3. ed. Rio de Janeiro, 2015 (Adaptado).


Considerando o item 9.3.3 (saídas de análise crítica pela direção) da norma citada, em relação às saídas de análise crítica pela direção, é correto afirmar que:

AAs saídas de análise crítica são realizadas de forma optativa pelas organizações certificadas pela ISO 9001.BAs ações corretivas solicitadas pelo mercado e suficiência dos recursos para melhoria contínua da qualidade.CAs saídas da análise crítica serão planejadas em intervalos regulares e interferem diretamente nos resultados as auditorias já realizadas.DSão consideradas saídas das análises críticas as oportunidades de melhorias apontadas pelos clientes e demais partes interessadas.EAs decisões tomadas por meio da análise crítica podem ser tanto de resolução de problemas como investimento em melhoria de processo.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

{"choice": "E", "explanation": "Analisando as alternativas: A. As saídas de análise crítica são realizadas de forma optativa pelas organizações certificadas pela ISO 9001. - Essa alternativa está incorreta. As saídas de análise crítica não são optativas, elas são parte integrante do processo de gestão da qualidade. B. As ações corretivas solicitadas pelo mercado e suficiência dos recursos para melhoria contínua da qualidade. - Essa alternativa está incorreta. Embora as ações corretivas sejam parte das saídas de análise crítica, a suficiência dos recursos não é o foco principal das saídas. C. As saídas da análise crítica serão planejadas em intervalos regulares e interferem diretamente nos resultados das auditorias já realizadas. - Essa alternativa está incorreta. As saídas da análise crítica não são planejadas em intervalos regulares, elas são resultado de uma avaliação crítica do sistema de gestão da qualidade. D. São consideradas saídas das análises críticas as oportunidades de melhorias apontadas pelos clientes e demais partes interessadas. - Essa alternativa está incorreta. Embora as oportunidades de melhoria sejam consideradas, as saídas de análise crítica não se limitam a isso. E. As decisões tomadas por meio da análise crítica podem ser tanto de resolução de problemas como investimento em melhoria de processo. - Essa alternativa está correta. As saídas de análise crítica pela direção podem resultar em decisões que visam resolver problemas identificados e investir em melhorias nos processos da organização."

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais