Buscar

Sobre o Histórico e a evolução da Ciência da Mecânica dos Solos no Mundo e no Brasil, todas as alternativas estão CORRETAS, EXCETO: No Brasil, não ...

Sobre o Histórico e a evolução da Ciência da Mecânica dos Solos no Mundo e no Brasil, todas as alternativas estão CORRETAS, EXCETO:
No Brasil, não foi empirismo que dominou pois a terminologia dos terrenos, onde nomes como saibros, piçarra, taguá, tabatinga, moledo, etc., faziam parte do vocabulário técnico dos construtores e eram tidos como terminologia técnica.
No Brasil, o tratamento de problemas de solos e rochas eram totalmente baseado na experiência transmitida.
No Brasil, o reconhecimento do terreno era feito ou diretamente, por meio de escavações, trincheiras e poços, em geral de profundidade limitada, ou por meio de sondas elementares, como a agulha ou ¨barra mina¨ e o trado, também alcançando pequenas profundidades. Sondagens mais profundas, em obras muito importantes, eram sondagens geológicas e não geotécnicas, por equipamentos que os construtores chamavam de ¨sondagem de mineiro¨.
Karl von Terzaghi é mundialmente reconhecido como o fundador da mecânica dos solos, pois seu trabalho sobre adensamento de solos é considerado o marco inicial deste novo ramo da ciência na engenharia.
No Brasil, as bases da geotecnia foram estabelecidas nas grandes obras portuárias e ferroviárias, especialmente túneis, na segunda metade do século XIX e início do século XX, e o início da era dos arranha-céus, na década de 1920, em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Essa pergunta também está no material:

MECÂNICA DOS SOLOS
10 pág.

Mecânica dos Solos I Universidade Estácio de Sá - EADUniversidade Estácio de Sá - EAD

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as alternativas: A) No Brasil, não foi empirismo que dominou pois a terminologia dos terrenos, onde nomes como saibros, piçarra, taguá, tabatinga, moledo, etc., faziam parte do vocabulário técnico dos construtores e eram tidos como terminologia técnica. B) No Brasil, o tratamento de problemas de solos e rochas eram totalmente baseado na experiência transmitida. C) No Brasil, o reconhecimento do terreno era feito ou diretamente, por meio de escavações, trincheiras e poços, em geral de profundidade limitada, ou por meio de sondas elementares, como a agulha ou ¨barra mina¨ e o trado, também alcançando pequenas profundidades. Sondagens mais profundas, em obras muito importantes, eram sondagens geológicas e não geotécnicas, por equipamentos que os construtores chamavam de ¨sondagem de mineiro¨. D) Karl von Terzaghi é mundialmente reconhecido como o fundador da mecânica dos solos, pois seu trabalho sobre adensamento de solos é considerado o marco inicial deste novo ramo da ciência na engenharia. E) No Brasil, as bases da geotecnia foram estabelecidas nas grandes obras portuárias e ferroviárias, especialmente túneis, na segunda metade do século XIX e início do século XX, e o início da era dos arranha-céus, na década de 1920, em São Paulo e no Rio de Janeiro. A alternativa correta, com base no enunciado, é a letra D. Karl von Terzaghi é mundialmente reconhecido como o fundador da mecânica dos solos, pois seu trabalho sobre adensamento de solos é considerado o marco inicial deste novo ramo da ciência na engenharia.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais