Buscar

Os tipos textuais referem-se à estrutura composicional do texto. Como dificilmente encontramos um texto que possua apenas um tipo textual, costuma-...

Os tipos textuais referem-se à estrutura composicional do texto. Como dificilmente encontramos um texto que possua apenas um tipo textual, costuma-se classificá-los de acordo com as características em predominância no seu corpo textual. Considerando estas informações, assinale qual o tipo textual predominante no texto abaixo: Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicada ontem instituiu, na prática, a tolerância zero de álcool no trânsito em todo o País. Agora, mesmo que o motorista parado nas blitz da lei seca tenha bebido menos de um copo de cerveja, terá de pagar multa por infringir a lei - que aumentou para R$ 1.915,40 no fim de 2012. A Resolução 432 do Contran foi publicada no Diário Oficial da União. Ela regulamentou as mudanças aprovadas pelo Congresso Nacional, que foram sancionadas pela presidente Dilma Rousseff em 20 de dezembro, e passaram, por exemplo, a aceitar testemunhos de embriaguez como prova de que o motorista cometeu infração. (BRUNO RIBEIRO, CAIO DO VALLE, VANNILDO MENDES / BRASÍLIA) In: O Estado de S.Paulo)
Instrucional ou injuntivo porque indica procedimentos a serem realizados e cuja marca fundamental é o verbo no imperativo (injuntivo é sinônimo de obrigatório, imperativo), ou outras formas que indicam ordem, orientação.
Descritivo, porque sua sequência é marcada pela espacialidade, não há sucessão de acontecimentos no tempo, mas sim a apresentação de uma imagem que busca reproduzir o estado do ser descrito e as suas características em um determinado momento.
Argumentativo porque faz a defesa de um ponto de vista, de uma ideia, intentando persuadir o leitor ou ouvinte, fundamentando o que diz com argumentos que se apresentam em progressão lógica de ideias e com uma linguagem mais sóbria, objetiva, denotativa.
Explicativo ou expositivo porque intenta explicar, dar informações a respeito de alguma coisa, com o objetivo de fazer com que o interlocutor adquira um saber, um conhecimento que até então não tinha.
Narrativo porque tem como material o fato e a ação e desenvolve-se necessariamente numa linha temporal e num determinado espaço.

Essa pergunta também está no material:

aula 05
3 pág.

Análise Textual Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Pela descrição do texto fornecido, o tipo textual predominante é o argumentativo, pois o texto faz a defesa de um ponto de vista, intentando persuadir o leitor ou ouvinte, fundamentando o que diz com argumentos que se apresentam em progressão lógica de ideias e com uma linguagem mais sóbria, objetiva, denotativa.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais