Logo Passei Direto
Buscar

Teologia

Outros
Após leitura da afirmação e os conteúdos do texto-base Introdução às Ciências da Religião, assinale a assertiva que corresponde ao compromisso das Ciências da Religião, quanto ao objeto estudado.
Compromisso com a neutralidade, frente aos objetos de estudo, não se cogitando verdade ou a qualidade de uma religião.
Ciências da Religião têm compromisso somente com a Teologia, descartando definições provenientes de pesquisas.
As Ciências da Religião, por convenção acadêmica, se baseiam apenas em argumentações obtidas da Filosofia.
Os estudos do Egito antigo aliados a Ciências da Religião convencionam a verdade estabelecida.
Ciências da Religião não têm compromisso com o Fenômeno Religioso.
A Compromisso com a neutralidade, frente aos objetos de estudo, não se cogitando verdade ou a qualidade de uma religião.
B Ciências da Religião têm compromisso somente com a Teologia, descartando definições provenientes de pesquisas.
C As Ciências da Religião, por convenção acadêmica, se baseiam apenas em argumentações obtidas da Filosofia.
D Os estudos do Egito antigo aliados a Ciências da Religião convencionam a verdade estabelecida.
E Ciências da Religião não têm compromisso com o Fenômeno Religioso.
User badge image
Questões Para o Saber

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 meses

Vamos analisar as alternativas apresentadas em relação ao compromisso das Ciências da Religião: A) Compromisso com a neutralidade, frente aos objetos de estudo, não se cogitando verdade ou a qualidade de uma religião. - Esta opção reflete a abordagem das Ciências da Religião, que busca estudar as religiões de forma objetiva e imparcial, sem julgar a veracidade ou qualidade das crenças. B) Ciências da Religião têm compromisso somente com a Teologia, descartando definições provenientes de pesquisas. - Esta afirmação é incorreta, pois as Ciências da Religião abrangem mais do que apenas a Teologia e consideram diversas abordagens e pesquisas. C) As Ciências da Religião, por convenção acadêmica, se baseiam apenas em argumentações obtidas da Filosofia. - Essa opção é limitada, pois as Ciências da Religião utilizam uma variedade de disciplinas e não se restringem apenas à Filosofia. D) Os estudos do Egito antigo aliados a Ciências da Religião convencionam a verdade estabelecida. - Essa afirmação não é precisa, pois as Ciências da Religião não estabelecem verdades absolutas, mas sim estudam fenômenos religiosos. E) Ciências da Religião não têm compromisso com o Fenômeno Religioso. - Esta opção é incorreta, pois as Ciências da Religião têm, sim, um compromisso com o estudo do fenômeno religioso. Diante dessa análise, a alternativa correta é: A) Compromisso com a neutralidade, frente aos objetos de estudo, não se cogitando verdade ou a qualidade de uma religião.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

A alternativa correta é a letra A) Compromisso com a neutralidade, frente aos objetos de estudo, não se cogitando verdade ou a qualidade de uma religião.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia o trecho de texto: “O homem desde os seus primórdios efetiva rituais para manter uma comunicação com o que ele chama de “sagrado”. É no sentido de compreender esta “comunicação”, os fenômenos que a religião introduz no seio da sociedade e a relação homem x sagrado que ciências e filosofias como a sociologia, antropologia, psicologia, teologia e outras utilizam de seus cabedais teóricos para cientificamente os analisarem.” Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Polkinghorne, John. Introdução às Ciências da Religião. p. 11. Considerando o trecho acima e os conteúdos do texto-base O debate sobre religião e ciência – Introdução às Ciências da Religião, assinale a assertiva que apresenta o que se estuda em Ciência da Religião:
Disciplina que se ocupa em estudar o fenômeno religioso, atestando a veracidade deste, julgando, analisando e emitindo o juízo de valor, evitando que a boa fé das pessoas seja corrompida.
Disciplina baseada em contos populares culturais, buscando sempre o fenômeno religioso inserido dentro destes contos, e difundindo esta cultura na comunidade, por meio do Cientista da Religião.
Disciplina amparada pela Constituição de um país, que visa legalizar um sistema religioso que nasce em determinada cultura, atestando ou não, a sua legalidade e veracidade.
Disciplina baseada em experiências e que investiga a religião em suas manifestações, alicerçada com muita neutralidade ao objeto estudado e sem atribuir juízo de valor a esta ou aquela religião, tendo em vista o fenômeno religioso.
Disciplina que objetiva acusar heresias, coisas mundanas e falsidades religiosas, implantadas dentro das religiões, para domínio ideológico das pessoas.
A
B
C
D
E

Após leitura da afirmação e dos conteúdos do texto-base Introdução às Ciências da Religião, assinale a assertiva que corresponde ao compromisso das Ciências da Religião, quanto ao objeto estudado:
A Compromisso com a neutralidade, frente aos objetos de estudo, não se cogitando verdade ou a qualidade de uma religião.
B Ciências da Religião têm compromisso somente com a Teologia, descartando definições provenientes de pesquisas.
C As Ciências da Religião, por convenção acadêmica, se baseiam apenas em argumentações obtidas da Filosofia.
D Os estudos do Egito antigo aliados a Ciências da Religião convencionam a verdade estabelecida.
E Ciências da Religião não têm compromisso com o Fenômeno Religioso.
A Compromisso com a neutralidade, frente aos objetos de estudo, não se cogitando verdade ou a qualidade de uma religião.
B Ciências da Religião têm compromisso somente com a Teologia, descartando definições provenientes de pesquisas.
C As Ciências da Religião, por convenção acadêmica, se baseiam apenas em argumentações obtidas da Filosofia.
D Os estudos do Egito antigo aliados a Ciências da Religião convencionam a verdade estabelecida.
E Ciências da Religião não têm compromisso com o Fenômeno Religioso.

Considerando o texto e os conteúdos da Aula 1, Vídeo 3, Tema 2 – As Ciências da Religião – Conceituação, assinale a alternativa que apresenta corretamente uma contribuição do iluminismo para a sociedade de sua época:
O Iluminismo foi um movimento que contribuiu para aumentar o poderio da Igreja Católica.
Este movimento objetivou fazer com que as pessoas se voltassem para a religião como a única verdade.
Novo contexto científico, religioso e educacional, o iluminismo ampliou possibilidades e provocou o avanço da humanidade.
As contribuições filosóficas do Iluminismo foram somente para a Teologia.
Sua única contribuição foi para a ciência médica da época.
A O Iluminismo foi um movimento que contribuiu para aumentar o poderio da Igreja Católica.
B Este movimento objetivou fazer com que as pessoas se voltassem para a religião como a única verdade.
C Novo contexto científico, religioso e educacional, o iluminismo ampliou possibilidades e provocou o avanço da humanidade.
D As contribuições filosóficas do Iluminismo foram somente para a Teologia.
E Sua única contribuição foi para a ciência médica da época.

Mais conteúdos dessa disciplina