Buscar

Em relação às normas ortográficas da língua portuguesa em vigor, é CORRETO afirmar: A) Segundo o Novo Acordo Ortográfico da língua portuguesa, o ac...

Em relação às normas ortográficas da língua portuguesa em vigor, é CORRETO afirmar:
A) Segundo o Novo Acordo Ortográfico da língua portuguesa, o acento diferencial de palavras homógrafas como pelo (verbo pelar) e pêlo (substantivo) foi mantido.
B) A acentuação gráfica das palavras deficiência, comunitária, infância e precedência justifica-se pela mesma regra do Novo Acordo Ortográfico: todas as palavras paroxítonas são acentuadas.
C) Em relação à eliminação do emprego do hífen, as palavras a seguir respeitam o Novo Acordo Ortográfico: autoeducação, extraoficial, coeditor e contraexemplo.
D) O Novo Acordo manteve o hífen nas palavras compostas por justaposição cujos elementos constituem uma unidade semântica, mas mantêm uma tonicidade própria, como em: aero-espacial, bem-te-vi, ave-maria.
E) As palavras ideia, jiboia, heroi e feiura tiveram o acento agudo eliminado após o Novo Acordo Ortográfico .

Essa pergunta também está no material:

prova_psicologia
30 pág.

Direito Tributário I Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar cada alternativa: A) Segundo o Novo Acordo Ortográfico da língua portuguesa, o acento diferencial de palavras homógrafas como pelo (verbo pelar) e pêlo (substantivo) foi mantido. - ERRADO. O acento diferencial foi abolido, e agora a forma correta é "pelo" para o verbo e "pelo" para o substantivo. B) A acentuação gráfica das palavras deficiência, comunitária, infância e precedência justifica-se pela mesma regra do Novo Acordo Ortográfico: todas as palavras paroxítonas são acentuadas. - ERRADO. No Novo Acordo Ortográfico, as palavras paroxítonas só são acentuadas se terminarem em ditongo nasal, como em "público" e "públicas". C) Em relação à eliminação do emprego do hífen, as palavras a seguir respeitam o Novo Acordo Ortográfico: autoeducação, extraoficial, coeditor e contraexemplo. - CORRETO. Todas essas palavras estão de acordo com o Novo Acordo Ortográfico. D) O Novo Acordo manteve o hífen nas palavras compostas por justaposição cujos elementos constituem uma unidade semântica, mas mantêm uma tonicidade própria, como em: aero-espacial, bem-te-vi, ave-maria. - ERRADO. No Novo Acordo Ortográfico, essas palavras são escritas sem hífen: aeroespacial, bem-te-vi, ave-maria. E) As palavras ideia, jiboia, heroi e feiura tiveram o acento agudo eliminado após o Novo Acordo Ortográfico. - ERRADO. Apenas a palavra "ideia" teve o acento agudo eliminado; as demais continuam acentuadas. Portanto, a alternativa correta é a C) Em relação à eliminação do emprego do hífen, as palavras a seguir respeitam o Novo Acordo Ortográfico: autoeducação, extraoficial, coeditor e contraexemplo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais