“A linguagem deve ser estudada em toda a variedade de funções. [...] Para ter uma ideia geral dessas funções, é mister uma perspectiva sumária dos fatores constitutivos de todo processo linguístico, de todo ato de comunicação verbal”. JAKOBSON, R. Linguística e comunicação. 22. ed. São Paulo: Cultrix, 2010. p.156 Identifique a alternativa que corresponda aos fatores constitutivos de todo processo linguístico, segundo aponta Jakobson (2010): a) Contexto, remetente, mensagem, destinatário, código. b) Contexto, remetente, mensagem, destinatário, contato, código. c) Contexto, código, contato. d) Remetente, mensagem, destinatário. e) Remetente, contexto, codigo, contato.
a) Contexto, remetente, mensagem, destinatário, código. b) Contexto, remetente, mensagem, destinatário, contato, código. c) Contexto, código, contato. d) Remetente, mensagem, destinatário. e) Remetente, contexto, codigo, contato.
Estudo analítico denominado por Vyãkarana que, em Sânscrito, significa gramática. II. Na Grécia, a preocupação principal estava voltada para a necessidade de vocabulário mais técnico e conceitual com o objetivo de elaborar análises lógicas e discursivas, baseando-se principalmente em obras literárias. III. Apesar de esses estudos terem surgidos em contextos diferentes, a motivação inicial foi praticamente a mesma: necessidade de preservação dos poemas sagrados. É CORRETO o que se afirma em: a) I, II e III. b) I e II apenas. c) I e III apenas. d) II e III apenas. e) II, apenas.
a) I, II e III. b) I e II apenas. c) I e III apenas. d) II e III apenas. e) II, apenas.
Em relação à história da Linguística ocidental, podemos afirmar que: a) A história da Linguística começou em Olímpia, com Sócrates. b) A história da Linguística começou em Olímpia, com os Sofistas. c) A história da Linguística começou em Esparta, com os Sofistas. d) A história da Linguística começou em Atenas, com Aristóteles e) A história da Linguística começou em Atenas, com Platão.
a) A história da Linguística começou em Olímpia, com Sócrates. b) A história da Linguística começou em Olímpia, com os Sofistas. c) A história da Linguística começou em Esparta, com os Sofistas. d) A história da Linguística começou em Atenas, com Aristóteles e) A história da Linguística começou em Atenas, com Platão.
Em relação à existência de uma protolíngua, verifique as assertivas abaixo: I. Com o desenvolvimento dos estudos linguísticos, chegaram a acreditar na existência de uma língua ancestral comum, a partir da qual as línguas de uma mesma família teriam se originado. II. As protolínguas são construtos hipotéticos, pois não existem dados diretos que comprovem a sua existência. III. A protolíngua é uma língua não documentada. Ela é uma reconstrução histórica, um conceito. É CORRETO o que se afirma em: a) I e II apenas. b) I e III apenas. c) II e III apenas. d) II, apenas. e) I, II e III.
a) I e II apenas. b) I e III apenas. c) II e III apenas. d) II, apenas. e) I, II e III.
Crenças arraigadas ao longo do tempo, estereótipos, superstições, mitos e preconceitos formam um conjunto de ideias que recebem o nome coletivo de senso comum. O senso comum é essa nebulosa de opiniões que resistem durante muito tempo a todo tipo de reflexão crítica, de questionamentos, porque, de tão impregnadas no imaginário coletivo, acabando sendo consideradas como “naturais”, quando de fato são resultado de uma longa construção cultural.” BAGNO, M. Língua, linguística, linguagem: pondo os pingos nos ii. 1.ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2014. p. 29. Todas as alternativas são caracterizadas pelo senso comum, EXCETO: a) A ortografia é fundamentalmente baseada nos sons da língua e regida por regras precisas e claras. b) Se alguém quer de fato aprender uma língua estrangeira, digamos o francês, é muito melhor passar meses passar uns meses na França ou no Canadá do que frequentar durante anos uma escola de idiomas. c) As palavras usadas pelas pessoas e que não estão registradas pelos dicionários simplesmente não existem. d) Existem línguas naturalmente mais fáceis de aprender em relação a outras. e) Quando se trata de uso da língua não existe erro ou acerto, mas sim, adequações linguísticas.
a) A ortografia é fundamentalmente baseada nos sons da língua e regida por regras precisas e claras. b) Se alguém quer de fato aprender uma língua estrangeira, digamos o francês, é muito melhor passar meses passar uns meses na França ou no Canadá do que frequentar durante anos uma escola de idiomas. c) As palavras usadas pelas pessoas e que não estão registradas pelos dicionários simplesmente não existem. d) Existem línguas naturalmente mais fáceis de aprender em relação a outras. e) Quando se trata de uso da língua não existe erro ou acerto, mas sim, adequações linguísticas.
(IF-TO-2016) Ensinar língua materna com foco no ensino da gramática demanda atentar-se ao fato de que há diferentes tipos de gramática. Assim, cada tipo específico de gramática que é trabalhado em sala de aula resulta em atividades distintas e atende a objetivos diferentes de ensino. Sobre os diferentes tipos de gramática, relacione as colunas a seguir e assinale a alternativa que representa a sequência CORRETA. (1) Gramática histórica (2) Gramática gerativa (3) Gramática cognitivo-funcional (4) Gramática tradicional ( ) Surge a partir dos estudos de Chomsky na década de 50. Ela analisa a estrutura gramatical das línguas, percebendo a linguagem como reflexo de um conjunto de princípios inatos. ( ) Amplia o escopo dos estudos linguísticos para além da estrutura, incluindo também o evento de fala. Ela analisa a estrutura gramatical e também a situação de comunicação. ( ) Também chamada de gramática normativa, é comumente utilizada nas escolas e dedica-se ao estudo da norma culta de uma língua. ( ) Volta-se para o estudo da sequência de fases evolutivas de uma língua, portanto acompanha as fases de desenvolvimento de uma língua desde sua origem. a) 3; 2; 4; 1. b) 4; 2; 1; 3. c) 2; 4; 3; 1. d) 2; 3; 4; 1. e) 2; 3; 1; 4.
a) 3; 2; 4; 1. b) 4; 2; 1; 3. c) 2; 4; 3; 1. d) 2; 3; 4; 1. e) 2; 3; 1; 4.
O trecho acima descreve um dos objetivos de um conceito gramatical. Assinale a alternativa CORRETA identificando o conceito de gramática a que o trecho se refere.
a) Gramática histórico-comparativa. b) Gramática gerativa. c) Gramática tradicional. d) Gramática cognitivo-funcional. e) Gramática estrutural.