Buscar

Para concluir este capítulo, temos algumas práticas de projeto consideradas eficazes para atenuar os inconvenientes da corrosão. Quais são essas pr...

Para concluir este capítulo, temos algumas práticas de projeto consideradas eficazes para atenuar os inconvenientes da corrosão. Quais são essas práticas?
1) Evitar o contato de metais dissimilares: Havendo a necessidade de utilização de dois metais em um mesmo equipamento, é aconselhável adotar uma junta de material polimérico para isolar os metais, isto é, não permitir que haja uma ligação elétrica entre os mesmos.
2) Evitar frestas: Em alguns casos é inevitável, como quando uma estrutura apenas pode ser fabricada com soldas descontínuas (uma solução seria o emprego de massa epóxi subaquática para isolamento/vedamento), porém alguns projetistas elaboram seus projetos sem atentar para este item, gerando estruturas com frestas em excesso e/ou áreas de difícil acesso para manutenção.
3) Evitar grande relação entre área catódica e área anódica: Este item se trata de utilizar um correto dimensionamento de proteção catódica por sacrifício, utilizando pequena quantidade de ânodos de sacrifício para uma estrutura grande.
4) Evitar cantos vivos: Tal prática está inclusa no quesito Preparo do Aço, onde prevê que devemos evitar cantos vivos em estruturas. Cantos vivos podem ser nas regiões que sofreram corte por oxicorte onde gerou rebarbas mal acabadas, vigas e cantoneiras fabricadas ou cortadas onde também ficaram regiões pontiagudas, onde deve-se fazer o arredondamento (adoçamento) dessas regiões, pois as tintas possuem baixa cobertura nestas áreas.
5) Prever soldas bem acabadas: Soldas com poros podem levar um revestimento a falhar prematuramente, pois a tinta não irá penetrar naquele microporo; soldas mal acabadas ocasionarão em uma cobertura e penetração precária e regiões com cantos vivos; a escória de solda deve também ser removida; respingos de solda devem ser removidos ou arredondados, pois não permite a total penetração da tinta e poderá desagregar do substrato; mordeduras devem ser evitadas; etc.
6) Evitar a mudança brusca de direção de fluidos em tubulações, principalmente contendo sólidos em suspensão, pois isto provocará um enorme desgaste na tubulação.
7) Prever drenagem de águas pluviais: Muitas estruturas são planejadas e fabricadas sem que haja previsto o devido escoamento das águas provenientes de chuvas, assim criando uma situação de imersão.

Essa pergunta também está no material:

APOSTILA_PINTURA_INDUSTRIAL
44 pág.

Tintas Humanas / SociaisHumanas / Sociais

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

As práticas de projeto consideradas eficazes para atenuar os inconvenientes da corrosão são: 1) Evitar o contato de metais dissimilares, adotando uma junta de material polimérico para isolar os metais. 2) Evitar frestas, utilizando massa epóxi subaquática para isolamento/vedamento. 3) Evitar grande relação entre área catódica e área anódica, utilizando um correto dimensionamento de proteção catódica por sacrifício. 4) Evitar cantos vivos, realizando o arredondamento (adoçamento) dessas regiões. 5) Prever soldas bem acabadas, removendo escória, respingos e mordeduras, e evitando poros na solda. 6) Evitar a mudança brusca de direção de fluidos em tubulações. 7) Prever drenagem de águas pluviais.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais