Buscar

FCM-PB) O exercício físico provoca uma série de respostas fisiológicas, resultantes de adaptações autonômicas e hemodinâmicas que vão influenciar o...

FCM-PB) O exercício físico provoca uma série de respostas fisiológicas, resultantes de adaptações autonômicas e hemodinâmicas que vão influenciar o sistema cardiovascular. Diversos estudos demonstraram o seu efeito benéfico sobre a pressão arterial. Sendo a hipertensão arterial sistêmica uma entidade de alta prevalência e elevada morbimortalidade na população, o exercício físico tem importante papel como elemento não medicamentoso para o seu controle ou como adjuvante ao tratamento farmacológico. Sobre o funcionamento do coração é possível afirmar:

I. O relaxamento de uma câmara cardíaca é denominado diástole.

II. A contração de uma câmara cardíaca é denominada sístole.

III. A pressão sistólica ou pressão máxima oscila em torno de 120 mmHg e 130 mmHg.

IV. A pressão diastólica ou pressão mínima oscila em torno de 70 mmHg e 80 mmHg.

V. A contração de uma câmara cardíaca é denominada diástole.

 

Estão corretas as afirmativas:

Selecione a resposta:

  • A

Apenas I, II, III e IV.

  • B

Apenas II e V.

  • C

Apenas III e V.

  • D

Apenas I e II.

  • E

I, II, III, IV e V.



(FCM-PB) O nosso corpo é formado por quatrilhões de células vivas que necessitam ao mesmo tempo de água, alimentos, ar, entre outras tantas substâncias. O sangue é um tecido conjuntivo líquido que circula pelo sistema cardiovascular, transportando as substâncias necessárias à vida das células. Sobre suas diferentes funções, é correto afirmar:


Selecione a resposta:

A

O fator de Van Wilebrand não faz parte do sistema de coagulação sanguínea.


B

Os glóbulos vermelhos contem hemoglobina que regulam a manutenção da temperatura.


C

As plaquetas, pequenos fragmentos citoplasmáticos anucleados, derivados de megacariócitos, participam no processo de coagulação do sangue.


D

As hemácias, discos bicôncavos anucleados, são responsáveis pela defesa do organismo.


  • E

O plasma é o material extracelular e é responsável pelo transporte de oxigênio.


(PUC-RIO) O controle da taxa de glicose no sangue é feito por dois hormônios: a insulina e o glucagon. Sobre esses dois hormônios, é correto afirmar que:

Selecione a resposta:

  • A

Ambos são produzidos no estômago, mas provocam efeitos opostos: a insulina provoca a diminuição do nível de glicose, e o glucagon, o aumento.

  • B

A insulina transforma o glicogênio em glicose, e o glucagon facilita a entrada de glicose nas células.

  • C

Ambos são produzidos no pâncreas, mas provocam efeitos opostos: a insulina provoca a diminuição do nível de glicose, e o glucagon, o aumento.

  • D

A insulina é produzida no pâncreas, e sua ação diminui o nível de glicose no sangue; o glucagon é produzido no fígado e age transformando o glicogênio em glicose.

  • E

Ambos são produzidos no fígado, mas provocam efeitos opostos: a insulina provoca a diminuição do nível de glicose,




(UFPR) Louco por um saleiro, sal foi uma das primeiras palavras que o garoto aprendeu a falar, antes de completar 1 ano de idade. Quando conseguiu caminhar com as próprias pernas, passou a revirar os armários da cozinha em busca de tudo que fosse salgado e, sempre que podia, atacava o saleiro. Aos 3 anos e meio, por causa da suspeita de puberdade precoce, o menino foi internado num hospital.

  (Fonte: Christante, L. Sede de sal. Revista Unesp Ciência, n.17, 2011.)

O apetite por sal da criança, cujo relato tornou-se clássico na história da Medicina, era causado por um desequilíbrio endócrino. Após a sua morte, descobriu-se que a criança apresentava uma deficiência na produção de:

Selecione a resposta:

  • A

Somatotrofina pela hipófise.

  • B

Vasopressina pelo hipotálamo.

  • C

Aldosterona pelas glândulas adrenais.

  • D

Tiroxina pela tireoide.

  • E

Insulina pelo pâncreas.

e o glucagon, o aumento.


(UNICENTRO) Os alimentos que ingerimos todos os dias possuem uma grande variedade de nutrientes. As grandes moléculas orgânicas, presentes nesses alimentos, devem ser desdobradas em compostos mais simples e solúveis, de maneira que possam ser assimiladas pelo organismo. O processo digestório tem a função de transformar as moléculas grandes e complexas dos alimentos em outras, pequenas, simples e solúveis. O sistema digestório no ser humano é composto por: boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, reto e ânus. A digestão humana é extracelular e envolve processos mecânicos e químicos. Em relação aos processos que ocorrem na digestão, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.

I. Na boca, primeira porção do tubo digestório, ocorre os processos de mastigação e insalivação. Apresenta como estruturas anexas a língua, os dentes e as glândulas salivares, responsáveis pela produção de saliva, que apresenta entre outras, a enzima digestiva pepsina, responsável pela digestão de amido.

II. Após a mastigação e a deglutição, o alimento passa, sucessivamente, para a faringe e o esôfago, atingindo então o estômago, órgão saculiforme que produz o suco gástrico.

III. A digestão no intestino delgado ocorre graças à ação conjunta da bile, do suco pancreático e do suco entérico.

IV. As principais funções do intestino grosso são: reabsorção de água, formação e acúmulo de fezes. O intestino grosso contém inúmeras bactérias que promovem a fermentação e a decomposição dos restos alimentares.

Selecione a resposta:

  • A

Apenas I, II.

  • B

Apenas I, II e III.

  • C

Apenas III e IV.

  • D

Apenas II, III e IV.

  • E

I, II, III e IV.





(PUC-GO)         Use o texto abaixo para responder esta questão.

A lauta ceia há muito está pronta, esperando. O séquito, com seu apetite e gula, só não vai servir-se de comida fria porque as panelas de ferro, de pedra e de barro são enormes e seguram o calor por um tempo bastante esticado. Também porque a criadagem, vendo que o imbróglio do preto velho pode atrasar sem tanto o inicio da refeição, cuidam de deixar um fogo manso por debaixo das ditas panelas, que embrulhado em cinzas dorme, insuficiente para queimar a comida, mas o bastante para incutir nela o desejável calor, naquele ponto em que para quem for comer, será preciso soprar. Soprar não é coisa que alimenta o estômago, mas é ritual que alimenta o apetite, fazendo a comida que seja boa ficar ainda melhor. Com isso a criadagem acaba lucrando, pois o melhor que há do arroz com palmito amargo, um dos pratos que será servido, e a rapa que fica grudada no fundo e nas paredes da panela e quanto mais fica chocando sobre a febre da lenha, mais a rapa prospera e mais cheirosa fica. Como aos escravos sempre cabem os rebotalhos, a cartilagem, a pele, os miúdos e as rapas das panelas, hoje também haverão de banquetear-se com tal fartura e gosto que muitos hão de achar estranho.

Sem a patroa que achou por bem ficar conduzindo a criadagem, o dono da casa, por resto, senta-se a mesa, com o capitão-general a seu, lá dele, lado direito, e o secretário do capitão-general a sua esquerda, que é assim que os bons modos recomendam a um anfitrião atento, desde que a oração do creio em deus padre deu conta de que o Deus-filho está sentado ao lado direito de Deus-pai Todo-Poderoso, que há de vir julgar os vivos e os mortos e esquecer os distraídos, por certo.

                (LOURENÇO, Edival. Naqueles morros, depois da chuva: o jogo do Diabolo. São Paulo: Hedra, 2011. p. 87-88.)

“Soprar não é coisa que alimenta o estômago, mas é ritual que alimenta o apetite, fazendo a comida que seja boa ficar ainda melhor”

O trecho acima, extraído do texto, menciona o estômago, importante órgão envolvido no processo digestivo. Sobre esse processo, analise as alternativas abaixo e marque a verdadeira:

Selecione a resposta:

  • A

A entrada de o bolo alimentar no estômago estimula a produção do hormônio gastrina, aumentando a secreção do suco gástrico.

  • B

A entrada de o bolo alimentar no estômago estimula a produção do hormônio secretina, sem a secreção do suco gástrico

  • C

A bile produzida no pâncreas contem diversas enzimas que atuam na digestão.

  • D

A absorção de nutrientes ocorre fundamentalmente no intestino grosso, que também promove a egestão

  • E

Após a saída de o bolo alimentar do estômago, o próximo destino e o íleo, no intestino delgado, que produz o suco entérico.



💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Para a primeira pergunta, as afirmativas corretas são: I, II, III e IV, portanto a resposta correta é a alternativa A. Para a segunda pergunta, a resposta correta é a alternativa C, pois as plaquetas participam no processo de coagulação do sangue. Para a terceira pergunta, a resposta correta é a alternativa C, pois ambos os hormônios são produzidos no pâncreas, mas provocam efeitos opostos: a insulina provoca a diminuição do nível de glicose, e o glucagon, o aumento. Para a quarta pergunta, a resposta correta é a alternativa C, pois a deficiência na produção de aldosterona pelas glândulas adrenais pode causar o apetite por sal. Para a quinta pergunta, a resposta correta é a alternativa E, pois todas as assertivas estão corretas. Espero ter ajudado!

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais