Buscar

A mensagem está no centro dos estudos de comunicação. Um jornalista convive com ela no seu dia a dia, seja na redação, na rua, ou na cobertura de q...

A mensagem está no centro dos estudos de comunicação. Um jornalista convive com ela no seu dia a dia, seja na redação, na rua, ou na cobertura de qualquer acontecimento importante. Assim, podemos dizer que a mensagem, não só para o jornalismo, mas como para toda a área da comunicação, é uma ferramenta fundamental.

Seguindo os conteúdos sobre a construção de sentido por meio de mensagens, e sua importância nos processos comunicacionais, assinale a alternativa correta:

Aa) O jargão “Quem se comunica se trumbica” foi criada por Sílvio Santos, na década de 1980.Bb) Quando falamos ou escrevemos, agimos por meio da mensagem. E, assim como estamos inseridos em uma sociedade, tempo e lugar específicos, a mensagem também está.Cc) Pode ser considerado um texto, o exemplo a seguir, retirado do livro o exemplo a seguir, retirado do livro Lições do texto, de José Luiz Fiorin (2007): “O cozinheiro perdeu o paladar”.Dd) Texto pode ser considerado como uma unidade de linguagem em uso, cumprindo uma função identificável num dado jogo de atuação sociocomunicativa.Ee) Mensagem é a ação de linguagem feita com algum propósito em um determinado lugar e tempo, portanto, é um todo organizado de sentido, de acordo com José Luiz Fiorin (2007, p. 16).

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra E) Mensagem é a ação de linguagem feita com algum propósito em um determinado lugar e tempo, portanto, é um todo organizado de sentido, de acordo com José Luiz Fiorin (2007, p. 16).

0
Dislike0
User badge image

Avila Ziviani

Os tropos e as figuras, isto é, as figuras em que há alteração de sentido e aquelas em que não há são operações enunciativas para intensificar e também para atenuar o sentido. O enunciador, visando a avivar (ou abrandar) o sentido, realiza quatro operações possíveis já analisadas pelos retores antigos como já se mostrou: a adjunção ou repetição, com o consequente aumento do enunciado; a supressão, com a natural diminuição do enunciado; a transposição de elementos, ou seja, a troca de seu lugar no enunciado; e a mudança ou troca de elementos".


FIORIN, J.L. Figuras de retórica. São Paulo: Contexto, 2014, p.31


Agora, leia as expressões a seguir usadas no lugar da palavra tortura:  


a) “Técnicas de interrogatório avançadas” b) “conjunto de procedimentos alternativos”.



De acordo com os conteúdos sobre figuras de pensamento estudados na aula 04, assinale a alternativa que aponta a figura utilizada nas expressões acima para substituir a palavra tortura.

AHipérboleBIronia

CMetonímiaDEufemismo

EElipse

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina