O Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) está presente em diversos momentos das nossas vidas, seja quando compramos uma caneta, um refrigerante, viajamos de ônibus entre cidades e outras operações que envolvam a circulação de mercadorias ou serviços de telecomunicações, transportes interestaduais e intermunicipais. Considerando as características do ICMS, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas: I – O Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) possui natureza não cumulativa Porque II – o valor devido em cada operação tributada por ICMS é compensado com o montante cobrado nas operações anteriores pelo mesmo ou por outro Estado. É correto o que se afirma em: As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. As asserções I e II são proposições falsas. a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. e) As asserções I e II são proposições falsas.
O controle dos valores de estoques pode ser realizado por meio do inventário periódico ou do inventário permanente. Nesse sentido, avalie as seguintes asserções que tratam do inventário permanente e a relação proposta entre elas: I – O inventário permanente controla os saldos de estoques a cada operação realizada Portanto, II – nessa modalidade, há um nível de detalhamento maior dos valores de estoques e de custos, pois há um acompanhamento desses valores a cada operação realizada pela empresa. É correto o que se afirma em As asserções I e II são proposições falsas. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I a) As asserções I e II são proposições falsas. b) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. d) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. e) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I
Referente ao regime de tributação do PIS/Pasep e da Cofins, sabe-se que as empresas contribuintes ao optarem por ser da modalidade cumulativa ou não cumulativa devem considerar uma série de fatores para embasar a sua escolha, tais como volume de vendas, setor de atuação, infraestrutura para controlar as operações, pessoal capacitado, entre outros. Considerando as características do PIS/Pasep e da Cofins, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas: I – Os fatos geradores do PIS/Pasep e da Cofins são muito semelhantes Porque II – Uma empresa pode optar pela tributação na modalidade cumulativa para PIS/Pasep e não cumulativa para a Cofins É correto o que se afirma em: As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. As asserções I e II são proposições falsas. a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. e) As asserções I e II são proposições falsas.
O custo dos produtos vendidos (CPV) ou custo das mercadorias vendidas (CMV) está diretamente relacionado com o valor de mensuração dos estoques, pois esses valores representam o custo dos produtos ou das mercadorias que foram baixadas do estoque devido a transações realizadas com os clientes. Nesse contexto, é correto afirmar que: A legislação fiscal e societária permite o uso do custeio variável, pois este considera custo do período apenas os valores variáveis A legislação fiscal e societária exige o uso do custeio por absorção, pois este apresenta o confronto das receitas com as despesas do período Os mesmos critérios de custeio utilizados para atender a legislação fiscal e societária devem ser utilizadas para fins gerenciais Os valores anormais devem ser considerados como custo dos produtos, pois fazem parte do valor inerente as atividades da empresa As despesas com comercialização fazem parte do custo dos produtos e das mercadorias vendidas, pois representam um esforço de venda. a) A legislação fiscal e societária permite o uso do custeio variável, pois este considera custo do período apenas os valores variáveis b) A legislação fiscal e societária exige o uso do custeio por absorção, pois este apresenta o confronto das receitas com as despesas do período c) Os mesmos critérios de custeio utilizados para atender a legislação fiscal e societária devem ser utilizadas para fins gerenciais d) Os valores anormais devem ser considerados como custo dos produtos, pois fazem parte do valor inerente as atividades da empresa e) As despesas com comercialização fazem parte do custo dos produtos e das mercadorias vendidas, pois representam um esforço de venda.
O controle dos valores de estoques pode ser realizado por meio do inventário periódico ou do inventário permanente. Nesse sentido, avalie as seguintes asserções que tratam do inventário periódico e a relação proposta entre elas: I – O inventário periódico controla os saldos de estoques a cada operação realizada Portanto, II – É denominado de inventário peri
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I b) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. c) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. d) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. e) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I
É correto o que se afirma em As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. As asserções I e II são proposições falsas.