Buscar

A morte de Carlos Magno, em 814, provocou uma fragmentação no poder do Sacro Império Romano, e pouco a pouco os nobres foram se tornando senhores d...

A morte de Carlos Magno, em 814, provocou uma fragmentação no poder do Sacro Império Romano, e pouco a pouco os nobres foram se tornando senhores das terras que governavam. Essa nova situação ocasionou o surgimento de vários pequenos reinos na Europa.

Outro fator importante é que desde a época de Carlos Magno a economia europeia era basicamente agrária e de subsistência. Com isso, a riqueza estava na posse da terra; quanto mais terras possuía, mais rico era o senhor.

Ter terras significava ter riqueza e poder.

O fim do Império de Carlos Magno representou o nascimento de uma nova sociedade, a sociedade feudal.

Sobre o feudalismo, analise as afirmativas a seguir:


I. A relação entre suserano e vassalo envolvia a concessão de terras em troca de fidelidade.

II. No aspecto político, o feudalismo caracterizava-se pela presença de um Estado centralizado, com poder político concentrado na nobreza.

III. A Igreja exerceu uma forte influência durante o período medieval, contribuindo para a promoção do comércio por meio das Cruzadas.

IV. Na economia feudal, a organização era voltada à agricultura de subsistência, com um modo de produção predominantemente artesanal.


É correto o que se afirma em:

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as afirmativas: I. A relação entre suserano e vassalo envolvia a concessão de terras em troca de fidelidade. - Correto. Essa é uma característica central do sistema feudal. II. No aspecto político, o feudalismo caracterizava-se pela presença de um Estado centralizado, com poder político concentrado na nobreza. - Incorreto. O feudalismo era descentralizado, com poder político fragmentado entre os senhores feudais. III. A Igreja exerceu uma forte influência durante o período medieval, contribuindo para a promoção do comércio por meio das Cruzadas. - Incorreto. A influência da Igreja era forte, mas as Cruzadas não estavam diretamente relacionadas à promoção do comércio. IV. Na economia feudal, a organização era voltada à agricultura de subsistência, com um modo de produção predominantemente artesanal. - Correto. A economia feudal era baseada na agricultura de subsistência e no artesanato. Portanto, a alternativa correta é: A) I e IV.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais