Buscar

TIPOS DE VITIMIZAÇÃO: i) PRIMÁRIA: A vitimização primária pode ser entendida como aquela que acontece na prática do crime, através da con...

TIPOS DE VITIMIZAÇÃO:
i) PRIMÁRIA: A vitimização primária pode ser entendida como aquela que acontece na prática do crime, através da conduta delituosa do agente que viola os direitos da vítima. Em outras palavras, é aquela que decorre do cometimento do delito que provoca danos de ordem física, psíquica e materiais à vítima. Relação: criminoso  vítima.
ii) SECUNDÁRIA: Logo após a prática do fato delitivo, inicia-se o drama da vítima. Além da dor física, psicológica, material e moral decorrente do crime, a vítima é posta diante de uma crucial questão: expor o fato ao judiciário ou deixá-lo de lado? Tal espécie de vitimização é consubstanciada pela falta de atenção do processo penal para com a vítima (o abandono) e causa o fenômeno conhecido por "sobrevitimização", que é o dano adicional causado à vítima de crime ocasionado pela própria mecânica da justiça penal formal. Ocorre após o cometimento do crime, já na fase em que problemas psicológicos passam a se agravar na vítima, tornando, assim, mais agudos os problemas físicos e materiais por ela já suportado na fase anterior da vitimização. A “sobrevitimização” é mais sensível em crimes contra os costumes, crimes sexuais, crimes contra criança e adolescente, crimes contra a mulher, pois afetam a reputação e auto-estima dessas pessoas. Relação: Estado (MP, polícia e etc)  vítima.
iii) TERCIÁRIA: Quando em contato com o grupo familiar ou em seu meio ambiente social como trabalho, escola, vizinhança, igreja etc. Em que a vítima vive ela for vitimada pelos que a cercam, estaremos diante da vitimização terciária. Tal espécie de vitimização compreende aquela provocada pelo meio social na qual a vítima convive. Esse último tipo de vitimização, pelo mesmo motivo encontrado na Secundária, ocorre por ocasião da prática de crimes contra os costumes, crimes sexuais e crimes praticados contra mulheres e vulneráveis. Essa vitimização perpassa por todos os círculos sociais, seja familiar, de amigos, de colegas de trabalho etc. Caracteriza-se quando os demais integrantes desses círculos se afastam das vítimas, fazem comentários degradantes, debocham e, enfim, tratam-nas discriminatoriamente agravando o processo de vitimização. Em casos mais agudos, a vítima encontra mais reprovabilidade que o próprio delinquente. É, nesse sentido que, tanto a Vitimização Secundária quanto a Terciária, de modo frequente provocam o distanciamento da vítima da Justiça, uma vez que o sofrimento causado por essa exposição pode ser maior que a reparação que a Justiça poderia oferecer.
iv) QUATERNÁRIA: Decorre do medo incutido sobre as pessoas em se tornarem vítimas, seja por sensacionalismo midiático, seja por já ter sido vítima ou próximo de alguma vítima de crime. Caio Abou Haidar e Isabela Bossolani Rossino explicam que a vitimização quaternária “é, portanto, o medo de se converter em vítima –manifestação da vitimização subjetiva –que se internaliza pela falsa percepção da realidade a partir das informações levantadas pela mídia –os tais “forjadores de opinião pública” –que apresenta a criminalidade de acordo com uma série de interesses particulares (econômico-políticos), sem preocupar com uma visão criminológica crítica. Até por essa razão, afirma-se que, em geral, nem sempre se temem realmente as pessoas mais perigosas, nem se tem noção dos índices reais da criminalidade dentro do contexto de cada lugar.”

Essa pergunta também está no material:

CRIMINOLOGIA - Questões de concurso
126 pág.

Criminologia Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de PetrolinaFaculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Com base no texto fornecido, os tipos de vitimização são: i) Primária: ocorre na prática do crime, através da conduta delituosa do agente que viola os direitos da vítima. ii) Secundária: inicia-se logo após a prática do fato delitivo, causando "sobrevitimização" devido à falta de atenção do processo penal para com a vítima. iii) Terciária: ocorre quando a vítima é vitimada pelo meio social no qual convive, provocada pelo grupo familiar ou meio ambiente social. iv) Quaternária: decorre do medo incutido sobre as pessoas em se tornarem vítimas, seja por sensacionalismo midiático ou por já ter sido vítima ou próximo de alguma vítima de crime.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais