No final da década de 1960 e na década de 1970, desenvolvem-se, nos Estados Unidos e na Inglaterra, estudos no campo do currículo que inauguraram a chamada Teoria Crítica. Essas teorias foram fundamentadas nas teorias marxistas e apontavam para a seguinte concepção de escola:
A) Uma escola e um currículo afinados com os interesses dos grupos oprimidos. B) Uma escola e um currículo afinados com os interesses da indústria e do capital. C) Uma escola e um currículo afinados com os interesses das maiorias sociais. D) Uma escola e um currículo afinados com o foco no deslocamento do conteúdo para a forma dos conhecimentos. E) Uma escola e um currículo afinados com o foco nas práticas discursivas que têm autoridade textual.
Um projeto não é apenas uma relação de itens a cumprir, pois, sem reflexão, o trabalho torna-se inconsistente, mas é preciso atentar para a definição de algumas características próprias desse tipo de planejamento. Dentro dessas características, são elementos da estrutura de um projeto: I - Nome, justificativa e objetivos. II - Conteúdos, estratégias e limites. III - Assuntos, atividades, situações significativas. IV - Fontes de consulta, recursos. V - Tempo previsto. Está correta a alternativa:
A) I, II, III e V. B) I, II, III e IV. C) I, II e III. D) I, III, IV e V. E) II, III, IV e V.
A identidade é algo a ser entendido dentro da sala de aula e a proposta dessa disciplina é fazer com que você consiga fazer uma relação entre escola, currículo e cultura. Dentro dessa perspectiva, deparamo-nos com a identidade, que pode ser definida como: I. Conceito que comporta uma definição única, pois, sua construção é feita a partir da realidade apresentada. II. O conceito de identidade pode ser definido como um conjunto de aspectos individuais que caracterizam uma pessoa e em um aspecto plural, constituída a partir das relações sociais permanentemente mutáveis. III. Conceito de identidade está relacionada ao governo que se apresenta. Ele determinará qual identidade a população terá, portanto, é estática, imutável. Assinale a alternativa correta. I. Conceito que comporta uma definição única, pois, sua construção é feita a partir da realidade apresentada. II. O conceito de identidade pode ser definido como um conjunto de aspectos individuais que caracterizam uma pessoa e em um aspecto plural, constituída a partir das relações sociais permanentemente mutáveis. III. Conceito de identidade está relacionada ao governo que se apresenta. Ele determinará qual identidade a população terá, portanto, é estática, imutável. A) I, II e III. B) Apenas I e III. C) Não há afirmativa correta. D) Apenas II e III. E) Apenas II.
Segundo a discussão realizada por Carlinda Leite (2008) em seu texto: “O currículo e o exercício profissional docente face aos desafios sociais desta transição de século”, o exercício profissional docente, dentro dessa abordagem do currículo multicultural, passa por novas exigências, como: I. Considerar tanto as ideologias como os valores que orientam o currículo. II. Uma postura profissional ativa e crítica na organização e no desenvolvimento do currículo, pautada em situações que primem pelo princípio da igualdade de oportunidades de sucesso. III. O professor não pode ser concebido como um mero executor de atividades, ele precisa fazer parte da elaboração do currículo. Das afirmacoes feitas, quais são verdadeiras segundo o pensamento da autora? I. Considerar tanto as ideologias como os valores que orientam o currículo. II. Uma postura profissional ativa e crítica na organização e no desenvolvimento do currículo, pautada em situações que primem pelo princípio da igualdade de oportunidades de sucesso. III. O professor não pode ser concebido como um mero executor de atividades, ele precisa fazer parte da elaboração do currículo. A) I e II. B) II e III. C) I e III. D) Somente a afirmativa I. E) Todas as afirmativas.
Em 1902, John Dewey publicou o livro A criança e o currículo. O autor parte da totalidade das experiências vivenciadas pela criança, sob a orientação da escola, sugerindo um tipo de currículo que leva em conta o interesse do aluno e valoriza a sua motivação por meio da aplicação de atividades que levem à chamada experiência significativa. Esse modelo de currículo foi chamado de:
A) Currículo progressista. B) Currículo implícito. C) Currículo oculto. D) Currículo padrão. E) Currículo único.
Para compreender o processo de construção do currículo da Educação Básica no Brasil, é preciso considerar a realidade histórico-cultural, a fundamentação teórico-prática e os grupos de interesse envolvidos no processo de organização curricular e qual o interesse do Estado(nação) em legislar sobre o currículo. Portanto, leia as afirmativas abaixo e assinale a(s) verdadeira(s). I. a atuação do poder público sobre o conteúdo dos diferentes níveis de ensino, serve como ponto de partida para a prática educativa. II. o poder público elabora materiais e controla o sistema em relação aos conteúdos e práticas de desenvolvimento do currículo. III. o poder público controla quem aprende, decidindo, indiretamente, a profissão de cada estudante, mediante aos resultados obtidos nas avaliações externas. Assinale a correta. I. a atuação do poder público sobre o conteúdo dos diferentes níveis de ensino, serve como ponto de partida para a prática educativa. II. o poder público elabora materiais e controla o sistema em relação aos conteúdos e práticas de desenvolvimento do currículo. III. o poder público controla quem aprende, decidindo, indiretamente, a profissão de cada estudante, mediante aos resultados obtidos nas avaliações externas. A) I, II e III. B) Apenas I e III. C) Apenas I e II. D) Apenas II e III. E) Apenas II.