Logo Passei Direto
Buscar

Educação Primária

Colégio Objetivo
O aluno com disgrafia compreende todo o conteúdo de sala de aula, sabendo inclusive organizar oralmente o assunto trabalhado, porém não consegue materializá-lo em palavras, ou seja, transcrever as palavras de maneira compreensível, dado que não são capazes de lembrar quais letras constituem determinadas palavras, bem como elas são escritas. Segundo Caraciki (2006), há dois tipos de disgrafia: a motora e a perceptiva. Com base nesses dois tipos, analise as assertivas abaixo: I - A disgrafia motora, como o próprio nome a define, é uma dificuldade motora que interfere a escrita das letras. II - O aluno com disgrafia motora vê a figura gráfica, entretanto não consegue realizar os movimentos. III - Na disgrafia perceptiva, o aluno consegue associar o sistema simbólico às grafias que representam os sons. IV - Na disgrafia perceptiva, o aluno não consegue associar o sistema simbólico às grafias que representam os sons. Após analisar e verificar quais assertivas são verdadeiras, assinale a alternativa correta.

a. Apenas I e II estão corretas.
b. Apenas I, II e IV estão corretas.
c. I, II, III e IV estão corretas.
d. Apenas II e III estão corretas.
e. Apenas I, II e III estão corretas.
User badge image
psicopedagogia360

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada assertiva: I - A disgrafia motora, como o próprio nome a define, é uma dificuldade motora que interfere na escrita das letras. Verdadeira, essa definição está correta, pois a disgrafia motora se refere a dificuldades motoras que afetam a habilidade de escrever. II - O aluno com disgrafia motora vê a figura gráfica, entretanto não consegue realizar os movimentos. Verdadeira, essa assertiva está correta, pois o aluno pode reconhecer as letras, mas tem dificuldade em executá-las fisicamente. III - Na disgrafia perceptiva, o aluno consegue associar o sistema simbólico às grafias que representam os sons. Falsa, essa afirmativa está incorreta, pois na disgrafia perceptiva, o aluno tem dificuldade em fazer essa associação. IV - Na disgrafia perceptiva, o aluno não consegue associar o sistema simbólico às grafias que representam os sons. Verdadeira, essa assertiva está correta, pois descreve precisamente a dificuldade enfrentada por alunos com disgrafia perceptiva. Com base nas análises, as assertivas verdadeiras são I, II e IV. Portanto, a alternativa correta é: b. Apenas I, II e IV estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Após analisar as assertivas, a alternativa correta é: d. Apenas II e III estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A Dislexia deriva dos conceitos “dis” (desvio) e “lexia” (leitura) a qual pode ser caracterizada por “dificuldades na correção e/ou fluência na leitura de palavras e por baixa competência leitora e ortográfica.” (Associação Internacional de Dislexia, 2003, cit. por Teles, 2009). Pode-se afirmar que, de acordo com a Associação Internacional de Dislexia (2003 apud TELES, 2009), esse transtorno trata-se de? A esse respeito, marque a opção correta:

a. De uma dificuldade breve, em crianças inteligentes, escolarizadas, sem qualquer perturbação sensorial e psíquica já existente. Dessa forma, afeta a aprendizagem e a utilização instrumental da leitura, devido aos problemas referentes ao nível da consciência fonológica, de origem neurobiológica.
b. De um baixo nível intelectual; já que as crianças com dislexia podem apresentar um grau de aprendizagem abaixo da média para outras áreas que não a leitura, levando em consideração a sua faixa etária.
c. De dificuldades ao realizar tarefas básicas relacionadas ao ato de escrever. Sendo assim, trata-se de uma perturbação de tipo funcional que afeta a qualidade da escrita do sujeito, no que se refere ao seu traçado ou à grafia.
d. De dificuldade em articular palavra; pode ser uma pronúncia ruim, omitindo-se ou acrescentando-se fonemas, assim as crianças que apresentam esse transtorno fazem uma utilização dos fonemas em nível inferior ao que se espera para sua idade.
e. De um défice na componente fonológica da linguagem que é frequentemente imprevisto em relação a outras capacidades cognitivas e às condições educativas. Secundariamente podem surgir dificuldades de compreensão leitora, experiência de leitura reduzida que podem impedir o desenvolvimento do vocabulário e dos conhecimentos gerais.

Nas rotinas educativas, os psicopedagogos promovem uma visão diferenciada do que pode ser realizado dentro das salas de aulas, observando principalmente alunos com determinadas dificuldades de aprendizado. De acordo com este contexto, por meio da visão psicológica, o que aconteceu ao longo dos anos?
a. Os professores passaram a realizar atividades proporcionando formas unificadas de conhecimento e aprendizagem, a fim de verificar quais alunos precisam de uma metodologia diferenciada, contudo não consideram as rotinas que podem ser incluídas dentro dos pontos educativos para proporcionar a evolução de conhecimento necessária aos estudantes.
b. Os professores passaram a realizar atividades proporcionando formas unificadas de conhecimento e aprendizagem, a fim de verificar quais alunos precisam de uma metodologia diferenciada, assim como as rotinas que podem ser incluídas dentro dos pontos educativos para proporcionar a evolução de conhecimento necessária aos estudantes.
c. Os professores passaram a realizar atividades proporcionando formas unificadas de conhecimento e aprendizagem, mas não acham relevante verificar quais alunos precisam de uma metodologia diferenciada, assim como as rotinas que podem ser incluídas dentro dos pontos educativos para proporcionar a evolução de conhecimento necessária aos estudantes.
d. Os professores deixam de realizar atividades, de verificar quais alunos precisam de uma metodologia diferenciada, assim como não consideram as rotinas que podem ser incluídas dentro dos pontos educativos para proporcionar a evolução de conhecimento necessária aos estudantes.
e. Os professores passaram a não realizar atividades deixando de proporcionar formas unificadas de conhecimento e aprendizagem, mas verificam quais alunos precisam de uma metodologia diferenciada, assim como as rotinas que podem ser incluídas dentro dos pontos educativos para proporcionar a evolução de conhecimento necessária aos estudantes.

Ellis (1995), classificou de disgrafia em: disgrafia de superfície, disgrafia fonológica e disgrafia profunda. Com base nessa classificação, analise as assertivas abaixo e verifique quais são verdadeiras. Após analisar e verificar quais assertivas são verdadeiras, assinale a alternativa correta.
a. Apenas I e IV estão corretas.
b. Apenas II e III estão corretas.
c. Apenas I, II e IV estão corretas.
d. Apenas II, III e IV estão corretas.
e. Apenas I, II e III estão corretas.

Em todos os contextos sociais, para o ser humano se sentir acolhido, faz-se importante estabelecer boas relações afetivas e emocionais. No contexto escolar, o aluno que apresenta um transtorno específico de linguagem também precisa se sentir confortável e seguro. Desse modo, qual é a primeira estratégia de intervenção do educador?
a. Propiciar momentos de leitura e contação de história.
b. Desenvolver atividades lúdicas.
c. Estabelecer uma boa relação com a criança.
d. Utilizar as tecnologias em sala de aula.
e. Aplicar uma atividade de sondagem.

Com base neste contexto, pode-se afirmar que:
Para Skinner, quando um dado comportamento é seguido por uma dada consequência, apresenta uma maior probabilidade de repetir-se. Denomina-se “reforço à consequência que produz tal efeito”.
a. Os elogios em sala de aula são exemplos de reforços negativos.
b. O reforço negativo trata-se de reduzir ou eliminar uma determinada resposta.
c. Os reforços positivos fazem com que os alunos não repitam tais ações, modelando-os para novos comportamentos.
d. O reforço positivo refere-se a um estímulo que não promove a recompensa.
e. As advertências e as correções são exemplos de reforços positivos.

Diante disso, analise as assertivas abaixo, observe quais descrevem a concepção do autor e, em seguida, marque a alternativa correta.
I - Para obter bons resultados no desenvolvimento da leitura e escrita é preciso criar procedimentos de intervenções que possam ser aplicados dentro das rotinas dos estudantes.
II Os procedimentos de intervenções são maneiras de auxiliar os alunos no processo de superação de determinadas dificuldades referente ao processo de aprendizagem.
III - Não há intervenções viáveis que possam auxiliar os alunos com relação às dificuldades da leitura e escrita.
IV - É preciso criar procedimentos de intervenções que possam ser aplicados apenas dentro das rotinas familiares dos estudantes.
a. Apenas I e III estão corretas.
b. I, II, III e IV estão corretas.
c. Apenas I, II e III estão corretas.
d. Apenas II, III e IV estão corretas.
e. Apenas I e II estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina