Logo Passei Direto
Buscar
Há um debate entre aqueles que acreditam no caráter civilizatório (liberal ou “normal”) das organizações internacionais do mundo moderno, como a ONU e seus organismos de governança, e aqueles que enxergam em suas ações apenas expressão de interesses na exploração de nações por outras (modelo de dependência e subordinação internacional). Assinale a alternativa que confirme a sentença.

a. A dualidade interpretativa descrita condiciona todas as relações internacionais.
b. A versão liberal é focada na realidade dos países mais pobres, que são a base desse modelo econômico.
c. O mérito democrático e humanitário dos projetos liberais (ou normais) é restringir o mercado aos agentes solváveis (que podem pagar o que compram).
d. O multilateralismo, isto é, todas as nações comercializando com todas, não é mais uma utopia, pois que se consolida a cada instante, incluindo todas as nações.
e. Não há dependência de países em relação a outros, mas somente interdependência normal, em que cada um oferece o que tem no mercado mundial.
User badge image
Aprimorando com Questões

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 meses

Vamos analisar as alternativas apresentadas em relação ao debate sobre o caráter civilizatório das organizações internacionais e a crítica ao seu papel na exploração de nações. a) A dualidade interpretativa descrita condiciona todas as relações internacionais. - Esta opção parece correta, pois reflete a ideia de que as diferentes interpretações sobre o papel das organizações internacionais influenciam as relações entre os países. b) A versão liberal é focada na realidade dos países mais pobres, que são a base desse modelo econômico. - Essa afirmação não abrange o debate sobre o caráter civilizatório e a exploração, pois a versão liberal não se limita apenas aos países mais pobres. c) O mérito democrático e humanitário dos projetos liberais (ou normais) é restringir o mercado aos agentes solváveis (que podem pagar o que compram). - Essa opção não se relaciona diretamente com a dualidade interpretativa mencionada. d) O multilateralismo, isto é, todas as nações comercializando com todas, não é mais uma utopia, pois que se consolida a cada instante, incluindo todas as nações. - Essa afirmação é otimista, mas não aborda a crítica à exploração. e) Não há dependência de países em relação a outros, mas somente interdependência normal, em que cada um oferece o que tem no mercado mundial. - Essa opção nega a dependência, o que não se alinha com a crítica ao caráter exploratório das organizações internacionais. Diante dessa análise, a alternativa que melhor confirma a sentença sobre a dualidade interpretativa das organizações internacionais é: a) A dualidade interpretativa descrita condiciona todas as relações internacionais.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Analisando as alternativas, a opção correta que confirma a sentença é: a. A dualidade interpretativa descrita condiciona todas as relações internacionais.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A partir da afirmação, assinale a alternativa correta acerca do nexo entre as dimensões da globalização.
A concentração de poder e riqueza, processo estruturador da globalização, está baseada na seletividade de investimentos e agregação de valor com a qual os agentes capitalistas, ao alocarem e deslocarem a produção e a força de trabalho, bem como as condições destas, modelam o próprio espaço geográfico.
As condições sociais ligadas à riqueza e poder, investimentos e mando, por exemplo, não serão facilmente visíveis nas cidades.
As redes constituídas pelo capitalismo global têm a função básica de incluírem os lugares e as pessoas, servindo ao pluralismo e à democracia; característica que é mais acentuada quando estiverem estritamente a serviço da globalização da economia.
O espaço geográfico não está diretamente ligado às questões econômicas, administrativas ou gerenciais.
Ao ocorrer a seleção de áreas para moradia, alocação de recursos privados e públicos, tal processo é, principalmente em nossa sociedade, essencialmente democrático.
A frase refere-se aos acontecimentos próprios às dimensões sociais da globalização (econômica, política, territorial, cultural), expressos espacialmente, tanto no nível internacional quanto local.

Com base no trecho a seguir sobre os apocalípticos e os integrados de Umberto Eco, assinale a alternativa correta.

“O acúmulo de informações que uma população pode receber pelos atuais meios de comunicação de massa é de tal monta que alguns autores – denominados de ‘integrados’ por [Umberto] Eco [...] – acreditam na positividade dos seus serviços para uma melhoria intelectual das massas e na contribuição que podem oferecer para um incremento da participação social. Mas as críticas às análises dos integrados são muitas e intensas, culminando com a ideia de que se a mídia elevou o volume de informações que as pessoas têm daquilo que se desenrola na sociedade, por outro lado inibiu, na mesma proporção, a capacidade de converterem esse conhecimento em participação política e coletiva. Em seu clássico trabalho histórico, [Richard] Sennett [...] dispara ‘... os meios de comunicação de massa intensificam os padrões de silêncio que começaram a tomar forma nos teatros e salas de concerto do século passado (século XIX), intensificando a ideia do espectador destituído de corpo, uma testemunha passiva...’.”

MANCEBO, D. Globalização, cultura e subjetividade: discussão a partir dos meios de comunicação de massa. Psic.: Teor. e Pesq., Brasília, Set-Dez 2002, Vol. 18 n. 3, pp. 289-295.

Os integrados são aqueles que acreditam nos benefícios educacionais e políticos da expansão das tecnologias e das redes de informação de massa.

Os integrados são aqueles que acreditam nos benefícios educacionais e políticos da expansão das tecnologias e das redes de informação de massa.
Os integrados são aqueles que acreditam nos benefícios educacionais e políticos da expansão das tecnologias e das redes de informação de massa.

É possível concluir pensando na ideia de liberdade e participação presentes na base da cidadania que

a. Percebe-se uma cidadania afirmativa desde a declaração da independência dos Estados Unidos, o que estaria na base da luta pela liberdade do povo. Processo, de modo geral, quase inverso ao brasileiro.
b. Tendo fundamentalmente validade externa, a cidadania é afirmada principalmente diante dos demais Estados nacionais.
c. Percebe-se uma cidadania afirmativa desde a declaração da independência dos Estados Unidos, o que estaria na base da luta pela liberdade do povo. Processo, de modo geral, quase inverso ao brasileiro.
d. Depreende-se do trecho uma ideia estática de cidadania.
e. A liberdade está na base da constituição da cidadania, portanto separada do sentido de pertencimento ao país, ao Estado-membro.

Sobre distribuição e dinâmica da população característica do desenvolvimento capitalista, assinale a alternativa correta.

a. As atividades agrícolas, ao se modernizarem com a incorporação de avançados recursos tecnológicos, passam a empregar baixa quantidade de mão de obra e contribuem para a expulsão de trabalhadores que se deslocam para os espaços urbanos.
b. As áreas rurais são onde se concentram os maiores contingentes populacionais, característica dos países ou das regiões que se industrializaram e mecanizaram as atividades agrícolas.
c. O crescimento rápido e desordenado das cidades nos países considerados subdesenvolvidos, provocado pelos deslocamentos populacionais, é acompanhado no mesmo ritmo pela melhoria da infraestrutura. Por isso esses espaços são eficientes em redes de água tratada, escolas, habitação etc.
d. A reforma agrária foi a solução encontrada pelos países desenvolvidos para, ao mesmo tempo, modernizarem a agricultura, deslocarem as populações dos espaços urbanos para os espaços rurais e acabarem com os problemas ambientais da zona rural.
e. As atividades agrícolas, ao se modernizarem com a incorporação de avançados recursos tecnológicos, passam a empregar baixa quantidade de mão de obra e contribuem para a expulsão de trabalhadores que se deslocam para os espaços urbanos.

Mais conteúdos dessa disciplina