Logo Passei Direto
Buscar

Durante o início da República Romana, novos cargos e instituições políticas importantes foram criados, e os antigos foram adaptados para lidar com as necessidades mutáveis ​​do estado. Segundo os antigos historiadores, essas mudanças e inovações resultaram de uma luta política entre duas ordens sociais, os patrícios e os plebeus. 

Com base no contexto apresentado acima, avalie as asserções que seguem e a relação proposta entre elas. 

  1. As discrepâncias, inconsistências e falácias lógicas no relato de Lívio, um dos maiores historiadores de Roma, tornam evidente que esta tese de uma luta das ordens é uma simplificação grosseira de uma série altamente complexa de eventos tiveram uma causa única (BRITANNICA, 2021). 

PORQUE  


  1. Durante o século VI a.C., Roma se tornou um dos estados mais importantes do Lácio, devido às conquistas de seus senhores etruscos. 

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:

Opções da pergunta 8:


a) 

A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.


b) 

A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa. 


c) 

As asserções I e II são proposições falsas. 


d) 

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. 


e) 

As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I. 


User badge image
Hortencia Maciel dos santos

ontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ontem

Vamos analisar as asserções: Asserção I: "As discrepâncias, inconsistências e falácias lógicas no relato de Lívio, um dos maiores historiadores de Roma, tornam evidente que esta tese de uma luta das ordens é uma simplificação grosseira de uma série altamente complexa de eventos que tiveram uma causa única." Essa asserção é verdadeira, pois muitos historiadores reconhecem que a narrativa de Lívio pode ser simplificada e que a luta entre patrícios e plebeus é um tema complexo, com múltiplas causas e fatores. Asserção II: "Durante o século VI a.C., Roma se tornou um dos estados mais importantes do Lácio, devido às conquistas de seus senhores etruscos." Essa asserção é verdadeira, já que durante o período etrusco, Roma realmente se destacou e se tornou uma potência na região do Lácio. Agora, vamos avaliar a relação entre as asserções: - Ambas as asserções são verdadeiras. - A asserção II não justifica a I, pois a I fala sobre a complexidade da luta entre as ordens, enquanto a II trata do contexto histórico das conquistas etruscas. Portanto, a alternativa correta é: d) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina