Leia as assertivas abaixo sobre Moral Social e Moral Autônoma, e em seguida assinale a alternativa correspondente.
I – Moral Autônoma: São normas de conduta que são exigidas do indivíduo para realizar sua personalidade. É responsável por formar a consciência individual.
II – Moral Social: São conjuntos de princípios e de critérios que, em cada sociedade e em cada época, orienta a conduta dos indivíduos.
III – Moral Autônoma: Forma de agir de um indivíduo como pessoa, frente ao mundo, às outras pessoas e a sociedade em geral. Na sua individualidade, a pessoa pode ir contra os valores pregados socialmente e a moral social podem ser contestados.
IV – Moral Social: Conjunto de atitudes ou maneiras de agir que se impõem aos membros de uma sociedade como um todo.
a. Somente a I, II e III estão corretas. b. Todas as alternativas estão corretas. c. Somente a III e IV estão corretas. d. Somente II e IV estão corretas.
Estudamos em nossas vídeoaulas que a lei entrando em vigor torna-se obrigatória. Vimos também que para chegar a ser obrigatória tem que passar pela publicação, e transcorrer o tempo da vacatio legis. Estudamos ainda que ninguém pode alegar o desconhecimento da lei em sua defesa. Então. Dito isso. Pergunto: Esse princípio de que “ninguém pode alegar o desconhecimento da lei em sua defesa”, justifica-se por uma das razões a seguir. Marque a alternativa CORRETA.
a. As razões de ordem ética, pois não fica bem desconhecer as leis. b. As razões de ordem social, já que a necessidade da segurança jurídica exige tal postura. c. As razões de ordem racional, pois se alguém afirma desconhecer a lei, isto deve ser levado em consideração sempre. d. As razões de ordem moral, pois são estas em última instância que fundamentam o ordenamento jurídico.
Miguel, está aposentado por idade desde o ano de 2002, ocorre que, no ano de 2010 a lei que deu a Miguel o direito de aposentar foi revogada e passou a vigorar nova lei com novos requisitos para aposentadoria. Pergunto, diante dessa situação hipotética que mencionei acima, Miguel está amparado por qual Direito? Assinale a opção CORRETA:
a. Coisa julgada. b. Ato jurídico perfeito. c. Direito adquirido. d. Expectativa de direito.
Sobre o Instituto Jurídico da Coisa Julgada, assinale a alternativa CORRETA.
a. Coisa julgada é a decisão judicial proferida pelo Juiz de primeira Instância. b. Ocorre a Coisa Julgada quando duas pessoas físicas ou jurídicas assinam um contrato e reconhecem em cartório as assinaturas. c. Chama-se coisa julgada ou caso julgado a decisão judicial de que já não caiba recurso. d. No Ordenamento Jurídico Brasileiro não existe o Instituto da Coisa Julgada.
Sobre vacatio legis, assinale a alternativa CORRETA.
a. É ato do Chefe do Executivo que consiste na declaração formal da existência da lei. b. É o decurso de tempo que leva uma lei para ser aprovada. c. N.D.A. d. É o tempo que medeia entre a publicação e o início de vigência.