Logo Passei Direto
Buscar

Direito

Outros
Leia a situação apresentada abaixo e em seguida marque a alternativa correspondente.

Imaginemos a seguinte situação hipotética: Um Estado da Federação Brasileira se rebela e quer ser independente, ou seja, não pretende fazer parte da Federação, quer ter vida própria. Mas, o Governo Federal age impedindo essa situação.

Assinale a alternativa que garante ao Governo Federal agir impedindo essa independência.

a. Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade. (Artigo 5° da CF/1988).
b. A República Federativa do Brasil, formada pela união dissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito (...) (Artigo 1° da CF/1988).
c. A República Federativa do Brasil buscará a integração econômica, política, social e cultural dos povos da América Latina, visando à formação de uma comunidade latino-americana de nações. (Parágrafo Único do artigo 3° da CF/1988).
d. A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito (...) (Artigo 1° da CF/1988).
User badge image
Questões para Estudantes

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

Para responder à sua pergunta, precisamos analisar as alternativas em relação à situação apresentada, que envolve um Estado da Federação Brasileira tentando se tornar independente. Vamos analisar as opções: a) Esta alternativa fala sobre a igualdade perante a lei e direitos fundamentais, mas não aborda diretamente a questão da união dos Estados na federação. b) Esta alternativa menciona que a República Federativa do Brasil é formada pela união dissolúvel dos Estados e Municípios, o que não se aplica ao contexto, pois a questão é sobre a tentativa de independência, que não é permitida. c) Esta alternativa trata da integração dos povos da América Latina, que não se relaciona com a questão da independência de um Estado da federação. d) Esta alternativa afirma que a República Federativa do Brasil é formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios, o que é fundamental para entender que a tentativa de um Estado se tornar independente é inconstitucional. Diante da análise, a alternativa que garante ao Governo Federal agir impedindo a independência do Estado é: d) A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito (...) (Artigo 1° da CF/1988).

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra d. A Constituição Federal de 1988 estabelece que a República Federativa do Brasil é formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, o que impede a independência de um Estado da Federação.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Estudamos em nossas vídeoaulas que a lei entrando em vigor torna-se obrigatória. Vimos também que para chegar a ser obrigatória tem que passar pela publicação, e transcorrer o tempo da vacatio legis. Estudamos ainda que ninguém pode alegar o desconhecimento da lei em sua defesa. Então. Dito isso. Pergunto: Esse princípio de que “ninguém pode alegar o desconhecimento da lei em sua defesa”, justifica-se por uma das razões a seguir. Marque a alternativa CORRETA.

a. As razões de ordem ética, pois não fica bem desconhecer as leis.
b. As razões de ordem social, já que a necessidade da segurança jurídica exige tal postura.
c. As razões de ordem racional, pois se alguém afirma desconhecer a lei, isto deve ser levado em consideração sempre.
d. As razões de ordem moral, pois são estas em última instância que fundamentam o ordenamento jurídico.

Miguel, está aposentado por idade desde o ano de 2002, ocorre que, no ano de 2010 a lei que deu a Miguel o direito de aposentar foi revogada e passou a vigorar nova lei com novos requisitos para aposentadoria. Pergunto, diante dessa situação hipotética que mencionei acima, Miguel está amparado por qual Direito? Assinale a opção CORRETA:

a. Coisa julgada.
b. Ato jurídico perfeito.
c. Direito adquirido.
d. Expectativa de direito.

Sobre o Instituto Jurídico da Coisa Julgada, assinale a alternativa CORRETA.

a. Coisa julgada é a decisão judicial proferida pelo Juiz de primeira Instância.
b. Ocorre a Coisa Julgada quando duas pessoas físicas ou jurídicas assinam um contrato e reconhecem em cartório as assinaturas.
c. Chama-se coisa julgada ou caso julgado a decisão judicial de que já não caiba recurso.
d. No Ordenamento Jurídico Brasileiro não existe o Instituto da Coisa Julgada.

Sobre vacatio legis, assinale a alternativa CORRETA.

a. É ato do Chefe do Executivo que consiste na declaração formal da existência da lei.
b. É o decurso de tempo que leva uma lei para ser aprovada.
c. N.D.A.
d. É o tempo que medeia entre a publicação e o início de vigência.

Mais conteúdos dessa disciplina