Buscar

Leia o texto a seguir. Universitário que lê sem entender Pesquisa no Canadá mostra que leitores fluentes têm dificuldades de compreensão elementar....

Leia o texto a seguir.

Universitário que lê sem entender

Pesquisa no Canadá mostra que leitores fluentes têm dificuldades de compreensão elementar.

Os canadenses descobriram que até nas universidades prolifera um tipo de leitor: o que lê bem e não entende. Estudo com 400 alunos da Universidade de Alberta mostrou um déficit de compreensão não detectado em 5% da população. São pessoas que, quando investem na leitura, esquecem o significado específico de uma passagem. Fazem uma generalização, que se fixa na memória de curto prazo (capacidade de armazenar informação para processamento imediato) e, ao concluir a leitura, esquecem o que estava dito no primeiro parágrafo, por exemplo. Manter e executar muitas instruções em série é um sacrifício para elas, pois o hábito de leitura as fez assim. Tais pessoas podem passar despercebidas em teste de precisão de leitura, se tais sondagens se limitarem a identificar as dificuldades rudimentares de leitura. Para os pesquisadores, é útil a esse leitor escrever a ideia principal de cada parágrafo ao lê-lo. E adquirir o hábito de ler textos variados, que não sejam de uma única especialidade.

(Revista Língua Portuguesa, 2012, p. 8. Adaptado).

Observe o termo “até” usado em “Os canadenses descobriram que até nas universidades prolifera um tipo de leitor...”. Em tal trecho o uso do termo “até” sugere:

A. 

Adição, pois acrescenta uma ideia ao enunciado ao deixar claro que também nas universidades são encontrados leitores com dificuldades de compreensão.

B. 

Exclusão, pois deixa claro que somente encontram-se leitores com dificuldades de compreensão nas universidades do Canadá.

C. 

Conclusão, pois conclui que leitores com dificuldades existem somente nas universidades.

D. 

Alternância, pois deixa claro que ser um leitor com dificuldades é uma opção, já que todos podem melhorar suas habilidades de interpretação.

E. 

Comparação, pois compara os universitários brasileiros aos universitários canadenses, quanto à proficiência em leitura e interpretação.


Ainda não temos respostas

Ainda não temos respostas aqui, seja o primeiro!

Tire dúvidas e ajude outros estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina