Buscar

Considere uma usina onde, para a maior vazão esperada, os eixos das turbinas estão sujeitos a um momento torçor de 5000 kN.m. Considere que os eixo...

Considere uma usina onde, para a maior vazão esperada, os eixos das turbinas estão sujeitos a um momento torçor de 5000 kN.m. Considere que os eixos possuem 200 mm de diâmetro, módulo de elasticidade transversal de G=75 GPa e momento polar de inércia de J=1,6 x 10-4 m4.

Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o dimensionamento a torção pura de uma barra circular, pode se afirmar que a tensão cisalhante máxima no eixo é de: 


245,5 MPa.

312,5 MPa.

175.1 MPa.

500,0 MPa.

615,2 MPa.

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Para calcular a tensão cisalhante máxima no eixo, podemos usar a fórmula: τmax = (T * r) / J Onde: T = momento torçor r = raio do eixo J = momento polar de inércia Primeiro, precisamos encontrar o raio do eixo, que é metade do diâmetro, ou seja, 100 mm. Agora, podemos calcular a tensão cisalhante máxima: τmax = (5000 kN.m * 0.1 m) / (1.6 x 10^-4 m^4) τmax = 312.5 MPa Portanto, a tensão cisalhante máxima no eixo é de 312,5 MPa. A alternativa correta é B) 312,5 MPa.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina